Diante de um mercado de alta competição e milhares de opções disponíveis, observar a qualidade do aplicativo mobile é cada vez mais importante para se diferenciar e ganhar a escolha dos usuários.
A qualidade de um aplicativo é definida pela sua adequação ao uso pretendido. Os fatores que afetam a qualidade incluem desempenho, estabilidade, teste de usabilidade, e todos eles estão relacionados à experiência do usuário final.
O mercado de aplicativos móveis chega atualmente a um total de 8,93 milhões e não para de crescer.
Segundo relatório da RiskIQ
Neste artigo, você vai saber o que é qualidade do aplicativo e por que é tão importante, quais os fatores que a determinam, o que são os chamados “bad apps” e quais principais os aspectos que levam ao sucesso de um aplicativo.
Os gastos globais com aplicativos, incluindo downloads pagos, compras e assinaturas, devem chegar a US$ 270 bilhões até 2025. Deste total, US$ 185 bilhões serão despendidos na Apple App Store e US$ 85 bilhões na Google Play.
Segundo projeção da Sensor Tower
Como é medida a qualidade do aplicativo mobile?
A qualidade de um aplicativo móvel é medida a partir de 4 fatores principais: desempenho, estabilidade, teste e usabilidade. Veja o que cada um deles envolve:
• Desempenho
Testes rigorosos garantem que um aplicativo tenha um bom desempenho, seja estável e seja utilizável. Aplicativos de alta qualidade precisam ser fáceis de usar, carregar rápido e não travar. Independentemente de qual seja a sua função final, os usuários devem poder interagir com o aplicativo sem dificuldade. O mau desempenho pode tornar o app inutilizável e os usuários não hesitarão em excluí-lo.
O monitoramento de desempenho do aplicativo mede os seguintes aspectos técnicos:
Velocidade: Estabelece a rapidez com que as tarefas são executadas pelo aplicativo mobile, como tempo de transição de tela e de carregamento. Se o aplicativo demorar mais do que o normal para iniciar, os usuários perceberão.
Desempenho da interface do usuário: A interface é onde os usuários interagem e é fundamental que haja poucos ou nenhum travamento, ou outros problemas. Se o aplicativo travar com os comandos do usuário, ele parecerá lento e frustrante.
Desempenho da rede: É um dos maiores fatores que mais afetam a velocidade e o desempenho. A maioria dos aplicativos depende de vários serviços e requisitos de rede. Qualquer solicitação de rede lenta ou com falha prejudica o desempenho geral do aplicativo e afeta negativamente a experiência dos usuários.
• Estabilidade
Esse fator está relacionado basicamente à confiança do aplicativo. Se o app está se comportando da maneira que deveria, ele é considerado estável. Em geral, a estabilidade do aplicativo é associada a falhas e erros (veja abaixo). Embora seja quase impossível evitá-los, a frequência com que ocorrem é a medida da estabilidade do aplicativo, o que, por sua vez, afeta sua qualidade.
Falhas: Uma falha encerra completamente a sessão do usuário e arruína a experiência dele com o aplicativo. Falhas constantes são o maior indicador de um aplicativo de baixa qualidade.
Erros: Atrapalham a experiência do usuário. Se os usuários experimentarem muitos erros ou com muita frequência, eles provavelmente vão excluir o aplicativo e baixar outro similar do concorrente.
Recursos: As restrições de recursos são a causa mais comum de falhas e erros. Se um aplicativo consumir muitos recursos, seja uso de CPU, uso de memória ou bateria, isso afetará negativamente a estabilidade do seu aplicativo e os usuários não vão hesitar em excluí-lo.
• Testes
Testar o aplicativo mobile durante a fase de desenvolvimento é crucial para evitar erros e detectar problemas antes do seu lançamento. Integrar testes consistentes no início do ciclo de vida de um aplicativo pode economizar muitas dores de cabeça e recursos no futuro.
O teste de funcionalidade garante que seu aplicativo esteja funcionando conforme o esperado, ajudando a eliminar quaisquer problemas críticos com a jornada do usuário e o fluxo de navegação do aplicativo.
Testes de compatibilidade ajudam a garantir que o aplicativo esteja funcionando conforme o esperado nos dispositivos e nas diferentes situações para as quais foi destinado.
Já os testes de desempenho ajudam a eliminar problemas como consumo excessivo de bateria ou uso de recursos.
• Usabilidade
Refere-se a como o usuário interage com seu app móvel. Se ele achar difícil usar seu aplicativo, é mais provável que o delete. Aqui estão alguns aspectos-chave de usabilidade quando se trata de qualidade de aplicativo mobile:
Facilidade de uso: Os usuários conseguem usar seu app para o que precisam porque ele é intuitivo, simples e confiável. Isso às vezes pode ser difícil de quantificar e pode ser muito relativo.
O fluxo do caminho crítico: A jornada que um usuário percorre desde o lançamento de um aplicativo até o cumprimento de seu objetivo principal é conhecida como caminho crítico. É onde a grande maioria de seus usuários gastará seu tempo. A facilidade com que os usuários passam por essa jornada é uma importante medida de qualidade, porque demonstra o quanto o aplicativo é responsivo, rápido e agradável.
Integração: É muito importante que os usuários aprendam rapidamente, de forma simples e eficaz, como alcançar o objetivo desejado com o aplicativo. Isso é chamado de User Onboarding: será a primeira coisa com a qual um novo usuário irá interagir dentro do seu aplicativo.
Quando a percepção de que o seu produto ou serviço entrega valor de verdade, seus clientes são levados ao “Aha! Moment” (efeito de uma sensação emocionalmente positiva) o mais rápido possível.
As primeiras impressões do usuário com sua experiência no aplicativo são fundamentais para o engajamento. Esse contato inicial é chamado de “Aha! moment”.
Após chegar ao “Aha! Moment”, é pouco provável que alguém desinstale o app, já que o seu valor foi claramente percebido. Assim, o “Aha! Moment” também está correlacionado à taxa de retenção.
A integração pode exigir algumas tentativas, erros, testes e muito feedback dos usuários, mas é um valioso aspecto de qualidade do aplicativo mobile.
Leia também: - 5 estratégias definitivas para engajar e reter usuários de aplicativos - Como medir a qualidade do desenvolvimento de software?
O que são “bad apps” e por que não contemplam esses fatores?
Para cada ótimo aplicativo, existem vários que não funcionam como deveriam. Aplicativos ruins são frustrantes, levam a atrasos na execução de tarefas e desperdiçam espaço no dispositivo.
São os chamados “bad apps”, aqueles que não passam por uma avaliação de qualidade do aplicativo mobile, o pesadelo dos usuários e proprietários de software. Veja a seguir quais os aspectos que determinam a péssima qualidade de um app mobile.
Não atende às necessidades do usuário
O aplicativo simplesmente não faz o que foi destinado a fazer. Em outras palavras, o aplicativo trai o seu propósito.
Não tem um perfil de usuário
Todos os aplicativos são criados com um público-alvo específico, levando em conta requisitos como gênero, país, idade ou área de interesse. Se os requisitos forem definidos sem considerar o seu público, satisfazendo apenas os gostos do proprietário do produto, é provável que falhe.
O projeto falhou
Um aplicativo ruim não conclui totalmente as suas tarefas. Pode funcionar bem, mas falha em alguns pontos cruciais – por exemplo, problemas com a interface. Os usuários simplesmente vão procurar outro aplicativo que funcione melhor.
Falta de atualização
Se você criar um aplicativo para o seu negócio e nunca mais olhar para ele, então você tem um aplicativo ruim. Os aplicativos mobile devem ser sempre atualizados para manter os clientes envolvidos e interessados.
São feios e complicados
A qualidade também envolve beleza. O design do aplicativo interfere na experiência do usuário, por isso é tão importante. Fontes grandes, espaços em branco, poucas funcionalidades por página, por exemplo, tornam o aplicativo mais convidativo e permite que o usuário saiba imediatamente o que precisa fazer. O aplicativo também deve se parecer com a sua marca e ser atraente para o usuário encontrá-lo com facilidade no menu do dispositivo.
É lento, lento, lento…
De acordo com os 10 Princípios de Ouro de Aplicativos Web de Sucesso, de Fred Wilson (Union Square Ventures),“a velocidade é o recurso mais importante de um aplicativo. Se seu aplicativo for lento, as pessoas não vão usá-lo e ponto final”.
Tem falhas de segurança
Sem dúvida, uma das maiores preocupações dos usuários ao baixar um aplicativo é que ele seja seguro e seja minimamente invasivo aos seus dados. Um aplicativo ruim pode causar danos aos arquivos do usuário e ao seu dispositivo. É uma péssima experiência que será sempre associada à sua marca.
O impacto negativo de aplicativos de baixa qualidade
Todo mundo gostaria de ter um aplicativo da mais alta qualidade possível, mas enfrenta limitações de tempo, dinheiro ou capacidade de engenharia de software.
Porém, comprometer a qualidade do aplicativo certamente vai trazer consequências negativas. Confira as principais razões pelas quais os usuários fogem de aplicativos de baixa qualidade:
- 49% dos usuários esperam que os aplicativos iniciem em 2 segundos ou menos
- 88% dos usuários abandonam os aplicativos devido a bugs e falhas
- 51% abandonam um aplicativo se experimentarem um ou mais bugs por dia
- 94% dos usuários desinstalam aplicativos móveis após 30 dias do download. Falhas de aplicativos causam 71% dessas desinstalações.
- 80% dos usuários encontram falhas e bugs nos aplicativos
- 80% dão 3 chances ou menos a um aplicativo com baixo desempenho antes de desinstalá-lo
- 53% dos usuários desinstalam ou removem aplicativos se travarem ou não responderem
(Fonte: Instabug)
Um estudo na Google Play Store mostra que 50% das avaliações de 1 estrela mencionam problemas de estabilidade do app. Uso excessivo da bateria, lentidão e falhas estão entre as principais fontes de frustração.
Google Play Store
De acordo com a IBM, o custo de não corrigir um bug enquanto um aplicativo está em desenvolvimento é multiplicado durante as diferentes fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software:
Vale dizer ainda que aplicativos de qualidade superior são mais facilmente detectáveis nas App Stores do que seus semelhantes de qualidade inferior, e tendem a ter mais usuários e menos desinstalações.
Depois que um aplicativo é lançado, as consequências de não fazer a correção antecipada de falhas e bugs do aplicativo afetam negativamente todas as áreas do negócio, incluindo:
- Menos receita
- Maior custo de aquisição de clientes
- Má reputação da marca
3 fatores-chave para o sucesso de aplicativos mobile
O objetivo de um aplicativo mobile é facilitar a vida dos usuários e satisfazer as suas exigências ou necessidades, tornando-se essencial para eles. Para isso, não é preciso que seja repleto de recursos sofisticados. Basta fornecer uma solução simples, mas eficaz.
Há 3 fatores-chave que, aplicados, melhoram a qualidade do aplicativo:
Segurança e privacidade
A segurança está se tornando uma preocupação cada vez maior. É responsabilidade do criador do aplicativo garantir que medidas adequadas de segurança e privacidade estejam em vigor. Mostre que você possui medidas de segurança por meio de canais de marketing para agregar valor à proposta e à marca e tranquilizar a clientela.
Criatividade
Para competir no mercado de aplicativos móveis é preciso ser criativo. Não é apenas a sobre aparência do aplicativo em si, mas suas funcionalidades, a linguagem utilizada, os serviços oferecidos e a coleta e utilização de dados.
Marketing
Ter um aplicativo fabuloso é ótimo, mas ele precisa ser baixado. Para chegar até esse ponto, é preciso investir em divulgação não apenas no lançamento, mas de forma contínua. Isso significa utilizar canais e estratégias de marketing regularmente. Também exige que o aplicativo seja atualizado para permanecer relevante, além de utilizar notificações push para os usuários existentes lembrarem de usar o seu aplicativo.
Práticas para garantir a qualidade do aplicativo
Todo projeto de desenvolvimento de aplicativo deve levar em conta os 4 fatores de qualidade aqui apresentados. Afinal, a primeira impressão do usuário é sempre a última.
Além disso, adotar práticas de Quality Assurance e testes A/B são igualmente indispensáveis para a criação de aplicativos confiáveis e seguros, que cumpram os padrões, as metas e expectativas do negócio e, é claro, atendam aos propósitos do cliente.
Se você planeja criar um aplicativo para o seu negócio, lembre-se de que está entrando em um mercado altamente competitivo, onde já existem milhares de concorrentes disponíveis. Por isso, a qualidade do aplicativo mobile é tão importante para ter sucesso.
Finalmente, também é fundamental contratar uma empresa especialista em desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, com profissionais qualificados e com expertise em testes e boas práticas de qualidade.
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