Encontrar talentos de tecnologia é hoje um enorme desafio, sobretudo se você precisa contratar uma equipe de desenvolvimento de software. Nessa jornada, é comum enfrentar problemas, principalmente quando a empresa contratante não tem expertise neste mercado, em que a disputa por profissionais está mais forte do que nunca.
Veja neste artigo quais são os principais obstáculos que costumam aparecer, como podem afetar a sua empresa e como evitá-los.
Principais problemas ao contratar uma equipe de desenvolvimento
Não é novidade que a escassez de talentos de TI tornou a disputa por esses profissionais mais difícil. Por outro lado, os processos seletivos genéricos são mais longos do que os desenvolvedores estão dispostos a esperar. Esse descompasso leva empresas a perder a corrida por talentos, além de tempo e dinheiro.
97% dos engenheiros de software afirmam ter enfrentado problemas com processos seletivos, incluindo muitas etapas (59%), entrevistas genéricas (49%) e atrasos de feedback (43%) — State of Remote Engineering/Terminal 2021.
Segundo esse mesmo levantamento, os desenvolvedores têm maior probabilidade de recusar uma oportunidade de trabalho se forem submetidos a um processo de entrevista longo ou frustrante.
Na verdade, segundo o CareerBuilder, 66% dos candidatos permanecem no processo por apenas duas semanas, senão já olham para outras oportunidades.
Problemas desse tipo costumam ocorrer sempre que uma empresa de RH (ou mesmo o departamento pessoal de sua empresa) faz a seleção e a contratação sem conhecer o que é preciso avaliar, nem fazer isso de forma ágil e assertiva.
Os 4 problemas do formato tradicional para recrutar talentos de TI
1. Demora muito. Em geral, quem busca profissionais de TI recorre a empresas de RH, comunidades ou a redes como o LinkedIn. Uma contratação através desses métodos pode levar 3 meses ou mais.
Ou seja, a lentidão é imensa em contraste com a rapidez necessária para acelerar projetos e lançar novos produtos à frente dos concorrentes. Geralmente, isso ocorre porque a empresa de RH não tem uma rede específica de profissionais de tecnologia.
2. Os talentos podem ser fracos. Diante da carência no mercado de TI e da dificuldade crescente em contratar profissionais com o perfil ideal para a vaga, a empresa de RH pode indicar alguém com lacunas técnicas e sem o fit cultural do negócio.
Isso significa que será preciso investir em um longo período em capacitação e onboarding – e, caso ele não se mostre adequado, todo o esforço para contratar e treinar é desperdiçado, levando a prejuízos financeiros.
3. Processo muito burocrático. Os esforços que as empresas de RH têm feito em modernização são notáveis, como o uso de automação e outras tecnologias, mas suas práticas de gestão de pessoas ainda são burocráticas. Logo, a simples expedição de contratos pode demorar mais em comparação a uma fábrica de software, tornando o processo mais moroso e complexo.
4. Risco de passivos trabalhistas. Diante da dificuldade de achar o profissional ideal, uma empresa de RH tradicional pode indicar alguém sem a correta aderência à vaga. Por isso, a chance de precisar substituir a pessoa de uma hora para outra é alta, o que, sem tomar as devidas cautelas, pode provocar processos trabalhistas.
Fatores que mais criam dificuldades para contratar
De acordo com Talita Galanti, Tech Recruiter da UDS, os fatores abaixo são o que mais impactam na hora de contratar uma equipe de desenvolvimento ou profissionais avulsos:
- Falta de conhecimento técnico para encontrar e identificar os perfis dos profissionais adequados para a vaga.
- Pouca capacidade de atrair e engajar candidatos qualificados e experientes para o processo.
- Conseguir equilibrar conhecimentos técnicos com skills comportamentais ao abrir uma posição no time.
- Ser capaz de estruturar processos de recrutamento e seleção rápidos e eficazes.
- Não fornecer informações claras sobre o processo e sobre a vaga.
Leia também:
Como contratar os melhores profissionais de TI
O que a falta de profissionais de TI traz para o seu negócio?
Como aumentar o time com a alocação de profissionais de TI
Dicas para recrutamento rápido e qualificado de desenvolvedores
Como funciona o recrutamento comum em uma empresa de RH?
A partir de uma demanda, a empresa de RH responsável pelo recrutamento começa a procurar candidatos qualificados para preencher uma determinada vaga.
Isso pode incluir, por exemplo, a publicação de anúncios em sites de emprego, o envio de e-mails para profissionais de tecnologia em sua base de dados de contatos ou o uso de ferramentas de busca de emprego em redes sociais e sites especializados em tecnologia.
Após a coleta de currículos, os candidatos são geralmente submetidos a uma triagem inicial para determinar se atendem aos requisitos básicos para o cargo. Os candidatos que passarem na triagem inicial são então convidados a participar de entrevistas e/ou testes práticos, dependendo das exigências da empresa.
Com as entrevistas e testes concluídos, os candidatos são avaliados e selecionados ou não para o cargo. A empresa de RH então entra em contato com os candidatos selecionados e ajuda a negociar os detalhes do contrato de trabalho.
Normalmente, esse processo de recrutamento e seleção de TI é longo e complexo, podendo durar meses: uma realidade incompatível com a demanda urgente do mercado.
Ou seja, manter os mesmos processos não é suficiente para atrair e recrutar talentos, principalmente profissionais de tecnologia.
Prejuízos causados por contratações erradas
Uma contratação errada na área de TI pode chegar a custar até 15 vezes o salário de um funcionário por conta do processo de demissão e da necessidade de refazer o recrutamento, além do onboarding e da adaptação à cultura da empresa. Mas há outras complicações que pesam no bolso:
↪ Baixa produtividade da equipe, lentidão nas atividades, sobrecarga e possível aumento do turnover em sua empresa.
↪ Cultura organizacional enfraquecida. A inserção de um membro que não compartilha dos mesmos objetivos dos demais tende a causar conflitos e prejudicar o equilíbrio.
↪ Imagem prejudicada da empresa. Se o turnover é elevado, isso afeta o ranqueamento no índice Great Place To Work® (GPTW), que ajuda a atrair os melhores profissionais para as melhores empresas. Ou seja, será mais difícil recrutar os talentos que você precisa.
Mas afinal, como acertar na contratação e evitar esses problemas? Atualmente, a melhor solução para contratar uma equipe de desenvolvimento é a terceirização com uma fábrica de software.
Quais as vantagens de contratar profissionais de TI com uma fábrica de software?
• Velocidade
Fábricas de software possuem bancos de talentos de grande qualidade técnica e quantidade de profissionais. Além disso, os perfis mais adequados são capturados em ritmo de startup, o que significa busca, análise técnica e de skills e testes de qualidade dos talentos em tempo recorde.
A UDS, por exemplo, tem uma unidade de negócio exclusiva para alocação e hunting de profissionais de tecnologia e organiza squads ágeis de TI em apenas 5 dias. Os modelos de terceirização permitem o plug-and-work do profissional de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente.
• Garantia de qualidade
As fábricas de software assumem a responsabilidade de selecionar e testar os desenvolvedores de software com as melhores habilidades e fit cultural. Com isso, o risco de falha na aderência do talento é praticamente zero, assim como no desenvolvimento do projeto por erros ou trabalho ineficaz.
Na UDS, por exemplo, a terceirização de serviços de TI envolve um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement), em que é previsto um padrão de qualidade garantido para a empresa contratante.
• Contratar profissionais de TI sob demanda
Os especialistas em TI podem ser contratados apenas pelo tempo necessário, resultando em um processo de recrutamento altamente otimizado. No recrutamento sob demanda, a fábrica de software fornece uma contratação por hora, por projeto (diário) ou full-time, preenchendo a posição certa com o talento certo na hora certa.
Os trabalhadores sob demanda podem trabalhar no local ou remotamente, dependendo dos requisitos do trabalho. Uma empresa pode preferir esse tipo de recrutamento para ampliar seus recursos internos de talentos em curto prazo.
Assim, uma fábrica de software vai muito além de uma consultoria de RH, cuidando de toda a seleção, entrevistas, testes técnicos e burocracias relacionadas à contratação de talentos de TI adequados para cada necessidade de negócio. Você ganha rapidez na contratação, assertividade na busca de profissionais certos e tempo para focar no seu negócio.
Leia também:
Como a UDS faz alocação de profissionais de TI
Supere os problemas comuns para contratar sua equipe de desenvolvedores de software
As complexidades do mercado fazem da contratação de uma equipe de desenvolvedores um trabalho desafiador que deve ser confiado a uma empresa especializada, porque errar neste processo pode sair muito caro.
Além dos riscos naturalmente ligados ao processo seletivo, você pode gastar muito tempo analisando currículos e referências, sem ter qualquer certeza de que contratou os profissionais certos.
No entanto, você ainda pode encontrar desenvolvedores talentosos com rapidez e ótimo custo-benefício através da terceirização.
A contratação de pessoas desenvolvedoras terceirizadas por uma fábrica de software pode ajudar sua empresa a encontrar as pessoas ideais e alcançar ótimos resultados, sem perder tempo nem dinheiro com empresas de RH.
Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a saber como contratar uma equipe de desenvolvimento. Mas se você está procurando um parceiro de tecnologia confiável para isso, entre em contato com nossos especialistas.
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre tecnologia em primeira mão.