É inegável que a tecnologia móvel revolucionou a nossa maneira comunicação, relacionamento e expressão. Logo, nossos novos comportamentos – embasados nos negócios de provedores de soluções – se refletiram nos negócios em geral. Em um passe de mágica, toda empresa precisa de um aplicativo. A tecnologia, em suas diversas aplicações, provê soluções que permitem às empresas uma melhor operação.
Ainda se fala muito sobre novas coisas que aplicativos poderiam fazer. Observamos apps “pipocando” por aí, contudo, muitos deles possuem funcionalidades extremamente pontuais ou, até mesmo, irrelevantes. Pensando em seu contexto atual, existe algo que você deve levar em conta ao avaliar qual efeito um aplicativo próprio teria em seus negócios e isto é:

Qual tipo de aplicativo pensa em desenvolver?
1 – Trata-se de uma ferramenta para uso interno que otimizará seus processos;
2 – Inovação em serviços prestados ao seu cliente, com foco em agilidade e/ou fidelização;
ou
3 – Um aplicativo de mídia voltado a gerar mais reconhecimento e experiência com a sua marca.
Observe que não abordamos o que o aplicativo faz (funcionalidades) mas sim qual o propósito do mesmo (objetivo). Ter isso em mente, de forma clara, ajuda a responder a pergunta que intitula este post: “Sua empresa precisa de um aplicativo?”
Hoje, é comum que pela moda de se desenvolver aplicativos a sua resposta seja sim, mas, será que é mesmo? Entender para que, por quê, para quem e por quem esse aplicativo será utilizado é tão relevante quanto acertar no desenvolvimento.
Utilizar técnicas de Design Sprint, Product Discovery, MVP e Lean Inception pode ser a diferença do sucesso ou fracasso do projeto.
Categorizar o software a ser desenvolvido é o primeiro passo para avaliar o impacto que ele trará em sua empresa e, assim, dimensionar o investimento de tempo e recursos que pretende fazer.
Dúvidas na hora de bater o martelo? Confira porquê as empresas investem em aplicativos neste post.