Agregar comodidade a produtos e serviços é o objetivo de toda empresa que se preze, afinal, são fatores que agradam o cliente e o mantém fidelizado. No fim das contas, quais questões você deve levar em conta para traçar um plano consistente para fazer o lançamento de um aplicativo de sucesso?
Confira:
1 – Definir um Público
Seu aplicativo possuirá diferentes tipos de usuários? Neste caso, a equipe não deve deixar de considerar que cada persona (perfil de usuário) pode realizar tarefas totalmente diferentes no software. Para tanto, categorize seus usuários em perfis e identifique quais os interesses de cada. Desta forma, sua aplicação será congruente às expectativas e, mesmo com diversos perfis de usuários, específica para as realidades a que se propõe. Conseguir identificar o público que o app atingirá impacta na escolha das melhores funcionalidades e também em seu investimento inicial.

2 – Definir um Propósito
Não falamos sobre o que o aplicativo faz (funcionalidades) mas sim qual o propósito do mesmo (objetivo). Ter isso em mente, de forma clara, ajuda a responder a seguinte pergunta: “Sua empresa precisa de um aplicativo? ”
Ao categorizar o app a ser desenvolvido, sua equipe conseguirá avaliar o impacto que ele causará na empresa e também dimensionar o investimento de tempo e outros recursos. Observe que a escolha de um propósito deve estar alinhada à definição de seu público, isto é: sanar um problema específico, prover economia de tempo ou entregar informações úteis.

3 – Selecionar outsourcing capacitado
Busque identificar se a empresa contratada para montagem e desenvolvimento do projeto está disposta a questionar suas ideias e propor melhorias, assim como lhe ajudar a traçar um planejamento para conquistar os primeiros usuários e aumentar sua base. Perceba se apresentam os diferentes tipos de tecnologias para criar seu aplicativo e também as vantagens e desvantagens de cada uma. Ah, e é claro: esteja atento aos trabalhos anteriores – portfolio – para verificar a qualidade do produto final.

4 – Executar conscientemente
Aqui na UDS somos fãs do MVP (Minimum Viable Product) e isso não é novidade. Trabalhar desta maneira (inicialmente criando o menor produto necessário para atender à necessidade) significa estabelecer foco para que o produto seja construído da melhor forma possível e possa entrar em operação rapidamente, acelerando o lançamento de aplicativo. Busque encontrar a essência, ou seja, a principal função que seu aplicativo deve ter para atender o propósito – vulgo “tire os fru-frus” – e trabalhe arduamente nisso. É importantíssimo compreender o limite do escopo de seu app e saber o quão grande ele pode ficar, mas não se perca pensando em infinitas opções logo no início.

5 – Ouvir seus usuários
Here we are! Seu plano foi executado com sucesso por uma equipe bacana e sua empresa tem uma versão do aplicativo no mercado. Pois bem, imagina que ótimo seria um plano de “Versão 2” totalmente priorizado mediante o que os usuários disseram de bom e de ruim? Eis a dica: colha o máximo de feedbacks possível, esta é a grande vantagem de lançar um MVP: investir pouco para ouvir. Filtre os feedbacks recebidos e crie o que realmente for útil e consistente.