Desenvolvimento de app: saiba tudo do planejamento ao lançamento

Desenvolvimento de Apps, Desenvolvimento de Software

Quase todo mundo hoje passa várias horas do dia conectado no smartphone utilizando algum tipo de aplicativo. Por isso, investir neste mercado é atualmente uma oportunidade de negócios e uma necessidade competitiva. Se você está pensando em desenvolver o seu, chegou no lugar certo: este artigo é um guia com o passo a passo para saber tudo sobre o processo de desenvolvimento de app, do planejamento ao lançamento.

Sabemos que a criação de aplicativos pode parecer um pouco complexa, mas com esse guia você verá que é possível fazer isso com um pouco mais de facilidade. Confira!

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Principais etapas do processo de desenvolvimento de aplicativos móveis

Geralmente, um projeto de desenvolvimento de aplicativo móvel consiste em 7 etapas, as quais discutiremos agora. Mas o processo pode variar um pouco de acordo com as necessidades e objetivos das soluções individuais. A sequência é a seguinte:

1. Estratégia: objetivos e público-alvo
2. Esboço: design e características
3. Protótipo: crie um MVP
4. Tecnologias: escolha o sistema operacional e a plataforma
5. Desenvolvimento: mão na massa!
6. Testes, testes e testes
7. Tudo pronto: o lançamento do aplicativo
8. Pós-lançamento: manutenção, atualização e suporte

Veja a seguir passo a passo cada uma das etapas.

1. Estratégia: objetivos e público-alvo

O seu app deve atender uma demanda do mercado. Nesta etapa inicial, os objetivos do seu produto devem ser definidos, pois é a partir deles que os requisitos são estabelecidos. Para isso, pergunte a si mesmo: qual problema meu app vai resolver?

Esse é o ponto de partida para uma boa ideia. Você pode realizar um brainstorming com colegas, parceiros ou mesmo com a empresa de desenvolvimento de aplicativos escolhida. Para tornar a ideia tangível, faça um esboço com caneta e papel.

Para ajudar nessa etapa, é recomendável reunir algumas informações básicas, como:

Público-alvo: quem será o usuário do aplicativo?
Mercado: quem são seus concorrentes?
Utilidade: qual o objetivo do aplicativo?
iOS/Android: qual será a plataforma de desenvolvimento?

A partir destes aspectos, você terá uma visão mais clara do perfil de seu app.

Além disso, nesta etapa, já é possível estimar o custo aproximado do aplicativo e escolher um modelo de monetização.

2. Esboço: design e características

O esboço é, por assim dizer, o começo do desenvolvimento do aplicativo. Nele você vai fazer um rascunho das telas, da aparência da interface, entre outras especificações que vão servir de referência para a empresa de desenvolvimento de app. Se estas características e recursos serão realmente viáveis, são os desenvolvedores quem vão dizer na hora de analisar seu projeto.

3. Protótipo: crie um MVP para o desenvolvimento de app

O Mínimo Produto Viável (MVP) dá vida à ideia do aplicativo por meio de um protótipo. A ideia é desenvolver rapidamente um conjunto mínimo de recursos, suficientes para implantar, testar e analisar a interação entre o cliente e um produto ainda não plenamente desenvolvido. Depois disso, erros são corrigidos e melhorias, propostas.

A partir daí, o produto final vai ser construído aos poucos, à medida que alternativas viáveis ao projeto forem verificadas.

A vantagem do MVP é colocar em prática a ideia geral do aplicativo o mais rapidamente possível, antes que a ideia fique ultrapassada ou outra pessoa a faça primeiro. Outra vantagem é aprender com o usuário. É ele quem vai dizer se a ideia é boa ou não, validar ou sugerir funcionalidades.

4. Tecnologias: escolha o sistema operacional e a plataforma

A seleção do sistema operacional de seu aplicativo é determinante, não apenas para definir como será o desenvolvimento (linguagem de programação utilizada, custos, entre outros fatores), mas também para determinar exatamente o público-alvo.

Ao mesmo tempo, também é recomendável já escolher a tecnologia para desenvolvimento de app: nativo (com código-fonte desenvolvido para uma plataforma específica: Android ou iOS) ou híbrido, que atende tanto ao sistema Android quanto ao iOS com apenas um código-fonte desenvolvido.

5. Desenvolvimento: mão na massa!

Agora é hora de transformar em realidade tudo o que você imaginou e o que foi definido nas etapas anteriores. Dentre as atividades desta etapa estão: design (UI/UX), prototipagem, codificação, entre outras.

No entanto, a maior parte desta fase é dedicada à arquitetura técnica apropriada e codificação do aplicativo, adotando as melhores práticas de desenvolvimento de aplicativos móveis. No final, você terá um front-end e um back-end prontos para o seu aplicativo.

Vale lembrar que o tempo de produção varia conforme a complexidade do aplicativo, funcionalidades, integração e construção de APIs, dentre outros fatores.

Para garantir a qualidade no desenvolvimento de app, é importante escolher uma empresa especializada e idônea que deve abrir espaço para a sua participação ativa ao longo desta fase.

Leia também:
- Desenvolvimento mobile: UDS entre as melhores da América Latina

6. Testes, testes, testes

Antes de colocar seu aplicativo nas mãos de seus usuários, não importa o quão inovador seu aplicativo móvel pareça, você precisa garantir que tenha feito testes rigorosos do aplicativo para encontrar os defeitos/bugs e resolvê-los. 

Em geral, são aplicados três tipos de testes:

  • Teste de funcionalidade: garante que seu aplicativo esteja funcionando conforme o esperado, ajudando a eliminar quaisquer problemas críticos com a jornada do usuário e o fluxo de navegação do aplicativo.
  • Testes de compatibilidade: ajudam a garantir que o aplicativo esteja funcionando conforme o esperado nos dispositivos e nas diferentes situações para as quais foi destinado.
  • Testes de desempenho: ajudam a eliminar problemas como consumo excessivo de bateria ou uso de recursos.

Sem dúvida, os testes são essenciais para o seu aplicativo evitar inúmeras falhas, incluindo segurança, desempenho, experiência do usuário, usabilidade, compatibilidade e funcionalidade. Depois de passar por esta etapa, seu aplicativo está pronto para o lançamento.


6. Tudo pronto: o lançamento do aplicativo

Finalmente, chegou a hora! Aqui você escolhe as plataformas de distribuição de acordo com o sistema operacional do aplicativo: Google Play Store e/ou Apple App Store. É o momento também de aplicar várias estratégias de marketing para tornar seu aplicativo popular entre os usuários.

Algumas ações de marketing possíveis são: anúncios pagos, vídeos explicativos do app, envio de releases para portais de notícias, uso de ASO (otimização de busca nas lojas de aplicativos), influencers, entre outras iniciativas.

É importante notar que a publicação dos apps nas respectivas lojas não é gratuita: a Google Play Store (Android) cobra uma taxa única de 25 dólares e a Apple App Store, 99 dólares anuais. Portanto, tenha um orçamento separado para isso.

Leia também:
- App em iOS ou Android: Qual deles priorizar?
- 6 erros na criação de aplicativos que sua empresa não pode cometer


7. Pós-lançamento: manutenção, atualização e suporte

Um aplicativo de sucesso é aquele que não é apenas bem desenvolvido, mas também possui suporte, manutenção e constante atualização para manter o engajamento de seus usuários.

Se você deixar de fazer a correção adequada de bugs e não resolver problemas técnicos pode levar seus usuários a se afastarem do aplicativo – por exemplo, lentidão para carregar.

Já imaginou o seu aplicativo falhar depois de todo o dinheiro investido e do cuidado de etapa em etapa? Portanto, você deve monitorar regularmente as áreas de melhoria e o desempenho do aplicativo, tais como:

Segurança e a privacidade do usuário

Siga as práticas-padrão e os protocolos de segurança mais recentes para proteger a segurança e a privacidade dos usuários do seu aplicativo, evitando roubo de dados e ataques cibernéticos.

Manutenção agendada com a fábrica de software

Ao praticar agendar a manutenção do seu aplicativo, você não apenas obtém a correção de bugs em tempo hábil, mas também garante a boa integridade geral do seu aplicativo.

Suporte ao aplicativo

Tenha uma equipe de suporte para resolver os problemas dos clientes mais rapidamente e aprimorar seu atendimento aos usuários. Aliás, o próprio aplicativo pode incluir funções como bate-papo para ajuda, para não deixar pedra sobre pedra no fornecimento do melhor suporte ao cliente.

É uma boa ideia acrescentar o serviço de manutenção e suporte ao seu aplicativo no contrato com a empresa desenvolvedora, ou ainda contratar a equipe por meio de outsourcing de TI.


Quanto custa o desenvolvimento de app mobile?

O investimento necessário para criar um aplicativo dependerá principalmente de 3 variáveis:

  • Quantas e quais são as funções do aplicativo?
  • Como as funções do aplicativo devem se comportar?

Estes dois pontos estão ligados à quantidade de trabalho (normalmente em horas) necessária.

  • Quais as especialidades e a quantidade de profissionais envolvidos no projeto?
  • Quantas etapas serão as adotadas por seu fornecedor para garantir que seu aplicativo tenha qualidade?

Já estes dois pontos estão ligados à qualidade (variados quesitos, tais como: robustez, performance, confiabilidade, interatividade).

Dica importante: Não contrate desenvolvimento de app sem identificar quanto tempo será investido na qualidade (processos e ferramentas).

Note também que há projetos que exigem atuação de apenas alguns profissionais durante pouco tempo; já outros demandam uma equipe robusta dedicada por vários meses.

Quanto ao custo geral, projetos de porte mediano, desenvolvidos com uma boa arquitetura e experiência do usuário variam entre R$ 120.000 e R$ 195.000 para cada sistema operacional. Mas tenha em mente que se trata de um dado muito sensível e variável diante de diversas questões abordadas neste artigo.

Ou seja, existem projetos de aplicativos de R$ 50 mil, R$ 500 mil ou na casa dos milhões.

A precificação é muito discutida não só para desenvolvimento de aplicativos, mas para softwares em geral.

É importante ressaltar que a definição das etapas/profissionais variam de empresa para empresa. Embora existam melhores práticas e padrões desse mercado, nem todas as organizações os adotam.

Leia também:
- Quanto custa criar um app?

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de app?

Com certeza, as melhores empresas de desenvolvimento de app possuem pelo menos 2 características:

Processo de trabalho e contrato claros, com garantias de qualidade ao longo de todo o processo e uma entrega de qualidade no fim do desenvolvimento;

Cases de sucesso para comprovar sua competência/experiência.
Visite o site da empresa. Há projetos similares ao seu? Confira também os principais feedbacks dos clientes sobre como foi todo o processo.

Além disso, recomendamos que você:

Avalie a qualidade da equipe de tecnologia. A qualidade do seu aplicativo dependerá da experiência da equipe terceirizada.

Procure por recomendações e certificações importantes do mercado que comprovem a qualidade do time. Por exemplo, aqui na UDS, o nosso time possui diversas certificações fornecidas pela Google (Google developers expert, Associate Android Developer, Nanodegree Google) e Apple (iPhone Developer).

Leia também:
- Quais são as melhores empresas de desenvolvimento de aplicativos?
- Empresa de desenvolvimento de aplicativos: como ter sucesso ao contratar

Entenda o método de desenvolvimento utilizado. Metodologia Ágil ou modelo cascata (Waterfall)? Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Além de priorizar a Metodologia Ágil, um dos princípios da UDS é desenvolver projetos junto com o cliente, garantindo não só a agilidade na entrega como uma gestão participativa durante todo o processo de desenvolvimento.

Qual tipo de suporte a empresa oferece? 

Lançar um produto é só o começo da sua jornada. Entenda qual tipo de suporte pós-lançamento a empresa oferece e quais as opções de sustentação do app.

Procure garantias concretas de entrega. Uma parceria eficaz oferece o controle total do projeto em cada etapa.

A empresa de terceirização deve ter um excelente processo de comunicação com o cliente, assim como ser totalmente transparente sobre o andamento do projeto, apresentando indicadores e entregas semanais ou quinzenais do produto, ou MVP.

Leia também:
- UDS entre as melhores empresas para criação de apps
- Como escolher uma empresa para terceirização da criação de apps
- Por que sua empresa precisa desenvolver um app?
- Saiba como contratar um desenvolvedor de aplicativo

Conecte-se com seu público e expanda seus negócios

Como você pôde ver, o desenvolvimento de app é um processo desafiador, mas ao mesmo tempo promissor. Dado o rápido crescimento do mercado de soluções móveis e o uso generalizado de smartphones, você precisa de um produto desse tipo para o seu negócio.

Afinal, um aplicativo bem desenvolvido é fundamental para ampliar o alcance de produtos e serviços e, assim, impulsionar o retorno sobre o investimento (ROI) da marca.

Mas, embora o desenvolvimento de app seja, sem dúvida alguma, benéfico para o seu negócio, você deve entender qual o tipo ideal e a plataforma móvel adequada. 

Para isso, a terceirização do projeto a uma equipe especializada ou a contratação de uma consultoria podem ser valiosos para que seu aplicativo realmente seja um sucesso.

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Autor

Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

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Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.