Conforme seu negócio cresce, a importância de um trabalho de desenvolvimento de software web se torna cada vez mais indispensável. Afinal, não se trata apenas da criação de um site que amplia a visibilidade da marca. Nesta área são englobados também aplicativos, bancos de dados, CRMs ou quaisquer outras ferramentas essenciais para logística e fluxo de trabalho.
Utilizar uma tecnologia personalizada permite que a empresa deixe de depender de sistemas terceirizados e passe a ter seu próprio método, com possibilidade de realizar modificações e otimizações conforme a necessidade.
Além disso, o desenvolvimento do software web garante a construção de algo único e de fácil manuseamento, planejado a partir das expectativas dos consumidores da marca. Dessa maneira, a identidade visual estabelecida faz parte do processo de criação e o trabalho de marketing é potencializado.
Em todo o mundo esse tipo de serviço tem sido procurado por empresas de diversos portes, com demanda crescente. Mesmo antes da dependência do marketing digital no período de pandemia, em 2018, essa fatia do mercado movimentou cerca de US$ 814 milhões, segundo levantamento da consultoria Gartner.
O motivo é simples: um software versátil possui relação direta com o resultado de vendas quando segue uma série de requisitos durante sua implementação. Quer entender melhor como isso funciona? Vamos explicar todos esses tópicos ao longo deste artigo.
Os pilares do desenvolvimento de software
Persona e UX – os pilares no desenvolvimento de software
A partir da análise de dados sobre as vendas e consumidores de uma empresa, podemos traçar uma série de perfis, ou seja, personas, que resumem os grupos de clientes que a marca deve alcançar e manter em sua base.
Essas personas definem tudo: o produto ou serviço divulgado; como implementar essa comunicação; ações de marketing que serão feitas; seleção de posts nas redes sociais; temas e abordagens no blog; planejamento do disparo de e-mails marketing e, é claro, todos os detalhes envolvidos no desenvolvimento de um software web.
Os clientes precisam ter uma boa experiência nas plataformas, de preferência com poucas etapas até a finalização da ação principal (como realizar uma compra), e organização de conteúdo atrativa.
Cabe à equipe de desenvolvimento de software web analisar todos os dados disponíveis para tornar a experiência do usuário – “user experience”, chamada UX – mais intuitiva.
Dessa maneira, a probabilidade das pessoas entrarem em contato com as suas plataformas e retornarem no futuro é maior.
Software web personalizado e seus canais versáteis
Seja em um site, banco de dados, ferramenta ou aplicativo, o desenvolvimento de software web tem como objetivo solucionar problemas, por mais específicos que sejam.
A finalidade de um produto especial para o seu negócio é dar mais opções que sejam benéficas para a captação de clientes e reduzam o tempo de trabalho investido em algumas tarefas, otimizando o tempo de trabalho da equipe.
Crie mais canais de venda, segmente mais a comunicação, torne a gestão de dados mais rápida ou resolva qualquer outro ponto que faça sentido para o seu negócio por meio de um software próprio.
Entretanto, não basta ter conhecimentos sobre web design, HTML e CSS. É preciso ser especialista para construir plataformas de maneira ágil.
Metodologia do desenvolvimento de software web
O método escolhido durante o desenvolvimento da plataforma impacta de maneira direta no produto final. Atualmente a tendência é escolher o que chamamos “Metodologia Ágil”, a qual permite um processo mais aberto às mudanças e alterações em qualquer etapa.
Porém, existem uma série de abordagens utilizadas no mercado e escolhidas a partir das necessidades de cada projeto. Confira algumas:
Metodologia Ágil: desenvolvimento feito em períodos curtos para receber feedbacks constantes do time de criação, usuários e clientes.
Scrum: na maioria das vezes, é uma etapa adicional da Metodologia Ágil. A equipe faz listas de pendências, bem como reuniões e planejamentos constantes.
Lean: a meta é reduzir perdas, portanto, todas as ações do desenvolvimento de software web visam agir de acordo com os interesses do cliente.
Cascata: considerada uma metodologia mais tradicional, esse procedimento adota processos mais rigorosos, graduais e analíticos.
Kanban: as atualizações são liberadas à medida que são feitas, sem datas de vencimento estabelecidas previamente.
Mas, independente da metodologia, a finalidade é sempre a qualidade com o melhor desempenho.
Desempenho do software web
Um bom aplicativo, site, ferramenta ou banco de dados precisa, além de atender as demandas de UX, possuir um bom código-fonte final.
Após cada etapa do desenvolvimento, é necessário fazer uma avaliação do software web para checar sua usabilidade e velocidade em diferentes cenários ou dispositivos, principalmente mobile.
Esse processo lista falhas e otimiza a plataforma durante o desenvolvimento do software web. Sem um nível de excelência nessa fase, não há qualidade.
Confira alguns dos testes:
Performance: essencial para SEO, esse teste mostra o tempo de resposta, número de transações e usuários simultâneos por segundo.
Carga: você não quer que sua plataforma tenha problemas por conta de uma grande quantidade de usuários acessando o seu site ou aplicativo, correto? Essa avaliação irá prever problemas como esse.
Escalabilidade: após ampliação, seu software precisa suportar um aumento na carga do usuário, por isso esse teste é realizado para verificar a eficácia.
Stress: checa o desempenho diante de uma quantidade volumosa de tráfego ou processamento de dados.
Volume: identifica a quantidade de dados que seu sistema pode gerenciar.
Segurança é essencial para qualquer software
Outro fator fundamental é a aplicação de medidas de segurança. Em uma realidade em que até mesmo a ferramenta de buscas deixa os usuários vulneráveis, a equipe responsável pelo software precisa garantir um procedimento com segurança e privacidade de dados desde o início do projeto.
Para isso, o código-fonte deve ser testado com periodicidade regular ao longo do desenvolvimento do software web em busca de falhas e brechas de segurança, enquanto os dados são armazenados em ambientes sem acesso de terceiros.
Tendências em tecnologias para aumentar as vendas
1. Low code segue em alta
É uma forte aposta para os próximos anos, sobretudo, devido à redução no tempo de desenvolvimento e dependência de profissionais com alto nível de experiência. Diante da escassez de talentos, é um modelo extremamente atrativo.
2. Softwares em nuvem
As empresas são cada vez mais “anywhere”, com funcionários em qualquer parte do mundo. É por isso que há necessidade de centralizar e dinamizar mais informações para os seus colaboradores. Assim, os sistemas nativos em nuvem podem ser facilmente distribuídos e adequados às demandas, além de serem escaláveis.
3. Progressive Web Applications (PWAs)
Os PWAs oferecem a experiência de um aplicativo nativo em formato de site. Por exemplo, em vez de instalar a Netflix, você pode acessar o site pelo navegador e ter a mesma experiência do app.
Mas além da acessibilidade, os PWAs têm uma série de benefícios, entre eles o custo: são até 70% mais baratos que aplicativos nativos. Também podem ser executados sem uma conexão com a Internet e, mesmo assim, enviar notificações push. É por isso que os PWAs se tornaram uma escolha atraente para as marcas de comércio eletrônico.
4. Integração e entrega contínuas (CI/CD)
CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery) é um método que permite alterações incrementais de código com frequência e confiabilidade e que estas atualizações sejam entregues para os clientes da maneira mais rápida possível.
5. A Inteligência Artificial (IA)
São dezenas de tendências apenas nessa área. Dentre elas, uma das mais populares é a revolução do Processamento de Linguagem Natural (PNL), a qual permitirá que dezenas de atividades realizadas por humanos sejam substituídas.
Outra tendência em IA são os bots de voz. Eles ajudam a construir uma melhor comunicação entre a marca e as pessoas, ajudando a atrair e fidelizar clientes.
6. A Internet das coisas (IoT) e Internet of Behavior (IoB)
O desenvolvimento de software não será mais o mesmo com a expansão enorme de IoT no mercado, sobretudo com a chegada do 5G.
A IoT já faz parte de diversos dispositivos domésticos, como geladeira, fogão, TV. Já a IoB colhe informações de equipamentos e analisa o comportamento dos usuários conforme sua interação, munindo marcas e outros interessados com dados preciosos.
7. Automação Robótica de Processos (RPA)
O RPA permite que você crie robôs de software baseados em regras fáceis de construir, implantar e gerenciar que podem interagir com softwares e outros sistemas digitais.
Usando vários softwares e aplicativos, o RPA automatiza tarefas e processos de negócios, como atendimento ao cliente, coleta e análise de dados, resposta a e-mails e outras tarefas repetitivas. São exatamente as informações coletadas em pontos de venda, como lojas físicas e supermercados, que ajudam a indústria a repensar produção e distribuição de produtos de modo inteligente, com mais personalização conforme o público-alvo.
8. Superapps
Os superapps oferecem diferentes serviços dentro de um mesmo aplicativo e são apontados pela consultoria Gartner como uma das 10 principais tendências de tecnologia para 2023. Esses apps não são voltados apenas para atrair o consumidor, mas também de analytics, colocando a inteligência estratégica na palma da mão.
9 Observabilidade e análise preditiva
São ações baseadas em dados e também devem se consolidar nos próximos anos porque guiam, por exemplo, estratégias de negócio como as campanhas de marketing. Aliás, a capacidade de criar previsões mais assertivas é uma grande vantagem competitiva para as empresas em todos os departamentos, incluindo o financeiro. A observabilidade aplicada pode reduzir ainda a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.
Leia também:
Entenda o ciclo de desenvolvimento de software web
Principais tendências e tecnologias estratégicas 2023-2027
Como escolher a melhor empresa para o desenvolvimento de software web?
Antes de contratar a empresa desenvolvedora, verifique os seguintes itens:
✓ Sua reputação, os projetos, os cases de sucesso e as marcas que já confiaram nela.
✓ Se a empresa já implementou com sucesso projetos que tenham semelhanças com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio.
✓ Se tem boas avaliações no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram.
✓ Se possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia.
✓ Se adota boas práticas em desenvolvimento de software, incluindo segurança.
Na UDS, por exemplo, a adoção de boas práticas de desenvolvimento, segurança e metodologias ágeis é regra obrigatória para desenvolver software web personalizado e mobile, satisfazendo todas as necessidades do cliente.
Leia também:
Como Escolher uma Empresa de Desenvolvimento de Software
Tecnologia para a eficiência dos negócios: menos custos, mais receita
Certamente, o desenvolvimento de software web com o DNA de sua marca traz opções e funcionalidades que os seus concorrentes ainda não oferecem aos clientes.
Faça um investimento adequado desde o início. Busque uma fábrica de software reconhecida e evite cenários indesejáveis em seu negócio.
Afinal, todo mundo quer alcançar um potencial de lucros maiores e superar a concorrência.
Gostou deste artigo? Então assine nossa newsletter de tecnologia e fique por dentro de conteúdos como este.