De acordo com a Evans Data Corporation, haviam cerca de 26, 4 milhões de empresas de desenvolvimento de software sob demanda no mundo, e a mesma pesquisa estima que o número subirá para 28,7 milhões até 2024.

A crescente complexidade do mercado de softwares acaba por aumentar a demanda por soluções flexíveis. Atualmente, é possível ter acesso tanto a softwares de prateleira quanto a softwares sob demanda, ou seja, produtos digitais customizados, feitos sob medida para o cliente.

Também chamados de softwares sob medida e softwares on-demand, esses programas customizados são oferecidos por empresas de desenvolvimento e têm sido cada vez mais adotados por empresas de todos os segmentos.

Todavia, o que são exatamente os softwares sob demanda? Quais são as suas principais vantagens? Saiba mais lendo esse artigo da UDS, especialista no assunto:


O que é um software sob demanda?

Atualmente, é comum que uma empresa que não seja do ramo da tecnologia (alguma do ramo de alimentos ou da saúde, por exemplo) tenha uma demanda tecnológica que seja específica o suficiente para que os softwares de prateleira no mercado não atendam.

E é aí que entram os softwares sob demanda: que são soluções projetadas especificamente para uma empresa em particular, que participa do processo de criação, garantindo um alinhamento entre as expectativas e necessidades da empresa e o produto final.

Diferem-se dos chamados softwares de prateleira, em que o cliente simplesmente compra a licença do software no mercado, recebendo soluções genéricas e pré-estabelecidas.

Os softwares sob demanda, por serem mais compatíveis com a infraestrutura do negócio, podem ser grandes aliados em otimizar rotinas corporativas e aumentar a eficiência.

Os softwares sob medida podem ser feitos para uso interno da empresa contratante ou para os clientes finais (como um aplicativo para celular, por exemplo).


Algumas vantagens dos softwares sob medida

  • O cliente participa do processo de criação.
  • Melhor desempenho operacional.
  • Sua empresa não pagará por uma funcionalidade que não será usada (os softwares de prateleira oferecem soluções mais genéricas).
  • Acesso a soluções pensadas para o dia a dia da sua empresa.
  • Ter um software próprio transmite credibilidade.
  • Ausência da necessidade de contratar uma equipe própria de desenvolvimento, ou seja, sua empresa pode continuar focando em seu core business enquanto a Fábrica de Software executa o projeto. 
  • Possibilidade de fazer feedbacks junto a empresa de desenvolvimento.
  • Customização: possibilidade de alinhamento do software aos valores de sua empresa, seu perfil de trabalho e o seu orçamento.
  • Menor tempo de implementação (pois o programa será já adaptado à sua empresa).
  • Maior engajamento da equipe.

Por que a UDS?

A UDS é especialista em desenvolvimento de software para líderes de mercado em diferentes setores. Temos como parceiros empresas como Calvin Klein, DHL, C&A e Sicredi.

Nossas equipes desenvolvem softwares de alta performance em ciclos curtos de entrega, prezando por segurança e escalabilidade.

Além disso, a UDS utiliza metodologias ágeis, trabalhando com entregas parciais para que sua empresa tenha certeza da qualidade do trabalho a cada novo ciclo.


Desenvolva o seu software com a UDS

A UDS Tecnologia ajuda a tornar a sua necessidade de desenvolvimento de software em uma realidade.

A empresa foi considerada uma das melhores especialistas em desenvolvimento de apps da América Latina (Clutch). 

Entre em contato com os nossos especialistas para que a UDS acelere a transformação digital de sua empresa.

Comentários desabilitados.