Terceirização de software: como funciona o investimento

Outsourcing de TI

A terceirização de software com uma empresa especializada tem sido uma alternativa mais rápida e prática para criar soluções de tecnologia. 

Desenvolver um software do zero envolve diversos desafios para qualquer empresa. 

Na prática, estamos falando de montar uma equipe completa de tecnologia altamente especializada, manter uma cadeia de processos e investir em ferramentas. 

Então vamos entender as vantagens de terceirizar um software e como saber quando investir. Continue a leitura para se aprofundar! 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

As vantagens de terceirizar um software sob medida

Solução customizada

O desenvolvimento de um software sob demanda ocorre de forma personalizada, com feedbacks e protótipos feitos durante o processo de produção para garantir que o programa irá atender às suas necessidades por mais complexas e específicas que elas sejam. Tudo feito por uma empresa especializada. 

Acesso aos melhores especialistas

O fato do projeto ser conduzido e gerido por profissionais de tecnologia com excelência técnica é um elemento que faz total diferença no resultado do seu projeto. 

Ou seja isso significa que você terá uma squad completa de especialistas sem o custo de contratação interna ou o longo tempo para formar um time especializado. 

Custo-benefício

Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio e que, portanto, não serão utilizadas, resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz uma melhor relação custo-benefício, pois se paga por soluções de fato relevantes.

Além disso, como já falamos na introdução do artigo, existe um alto custo para desenvolver um software internamente. Com a terceirização, sobra tempo e dinheiro para focar no que é mais importante para o seu negócio. 

Sustentação do software

Manter ou evoluir um software pronto é um trabalho constante e importantíssimo para a manutenção de um sistema de sucesso. Portanto, não manter esses sistemas funcionando corretamente pode custar caro para todas as áreas da empresa

Os contratos de terceirização de software geralmente incluem manutenção e customização, que podem ser realizadas sem a necessidade de interromper as atividades do seu negócio.

Garantia de segurança

Quando você terceiriza o desenvolvimento de um software, a segurança é contemplada em todas as fases do projeto. 

Leia também:
- Security by Design: por que sua empresa deveria implementar?

Economia e flexibilidade

Em tempos de alta competitividade, diminuir os gastos é uma excelente alternativa para se manter forte no mercado. Por isso, a terceirização de times de desenvolvimento de software ajuda a reduzir custos e pagar apenas pelo que você precisa naquele momento.

Além disso, a cooperação com uma fábrica de software a preço fixo também permite ao cliente controlar rigorosamente os custos de implementação do projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Como funciona a terceirização de software?

A maioria das fábricas de software trabalham com base na metodologia ágil Scrum. O Scrum, por exemplo, é uma metodologia focada em entregas rápidas de novas versões do software, visando feedback sobre o que foi feito, independentemente do estágio de desenvolvimento em que a equipe se encontra.

Leia também:
- Metodologias ágeis: 6 vantagens para empresas

Para terceirizar o desenvolvimento de um projeto, a fábrica responsável cuida de todo o processo de desenvolvimento do projeto junto com um time completo de especialistas.

Quais os serviços da fábrica de software?

Ao contratar uma fábrica de software, os clientes geralmente procuram:

  • Acelerar seus projetos de desenvolvimento de software.
  • Preencher lacunas de habilidades de sua equipe de TI.
  • Escalar sua equipe de desenvolvimento.
  • Criar um software ou aplicativo do zero.
  • Evoluir sistemas legados, quando possível.
  • Garantir alta qualidade e segurança do(s) software(s) que deseja desenvolver.

Por dentro das etapas

Ao ser contratada, a fábrica irá realizar um Product Discovery para entender exatamente qual é a necessidade do cliente e qual o seu contexto (infraestrutura, instalações, colaboradores). Em seguida, é desenvolvido um MVP, que é a versão mais simples de um produto lançado com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento

O objetivo é apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto. Dessa forma, o time saberá o que está faltando no produto e quais são seus pontos fortes e fracos.

No final desse processo, o cliente recebe um software totalmente personalizado, ou um software sob medida. O produto pode ser específico para uso interno ou externo, escalável a nível global ou não, ou ainda, ser parte de um sistema integrado ou SaaS, de acordo com a necessidade de cada empresa. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Quando investir em terceirização de software?

Mas, como saber quando investir em terceirização de software? Confira alguns cenários em que a terceirização pode ser a solução para a sua empresa: 

☝ ️ Importante lembrar que mesmo depois do software pronto, existe a possibilidade de otimização e escalabilidade, acompanhando o crescimento da sua empresa. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Por todos esses pontos, a terceirização de software tem sido uma das saídas adotadas por empresas de diferentes portes. Por isso, empresas especializadas em desenvolvimento e sustentação de software oferecem apoio do início ao fim para cumprir as demandas e necessidades de um projeto mesmo após o lançamento da aplicação. 

Quer continuar se aprofundando no tema? Assine nossa newsletter de tecnologia para receber mais conteúdos como esse em primeira mão. 

Autor

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

COMPARTILHE

Fique por dentro

Fale com a UDS

Autor

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.