CASE

Como digitalizamos os processos de pesquisa da Médicos Sem Fronteiras em mais de 70 países

A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) enfrentava o desafio de modernizar a coleta de dados em campo, que era inteiramente manual e impactava o trabalho de voluntários no mundo todo.

Era preciso desenvolver um sistema inteligente e flexível para automatizar e aprimorar as entrevistas, mesmo em ambientes vulneráveis.
Usando tecnologias como Java e Kotlin, a UDS criou uma aplicação off-line e multi-idiomas para o MSF usar em todo o território global.

O resultado foi uma coleta de dados mais precisa, que melhorou de forma significativa a capacidade da organização em mapear necessidades e intervir em crises humanitárias.

Desenvolver uma solução mobile que apoiasse voluntários em todo o globo, além de reduzir drasticamente o trabalho manual.

A organização internacional Médico Sem Fronteiras realizava pesquisas demográficas em papel, o que gerava longo tempo de coleta, riscos de erro devido a condições ambientais adversas e dificuldade de cruzamento de dados após as pesquisas.

Sem equipe de desenvolvimento interna, a organização não conseguia criar uma solução informatizada para otimizar entrevistas e cruzar dados.
Era preciso desenvolver uma aplicação mobile prática, que funcionasse mesmo sem acesso a internet, e que eliminasse de vez a papelada.

Aplicação mobile com funcionamento off-line e multi-idiomas, feita para os mais de 68 mil profissionais espalhados pelo mundo.

Squad especializada

A UDS montou uma equipe multidisciplinar composta por Desenvolvedores de Software, Designers UX/UI e Especialistas em Segurança de Dados. Essa equipe trabalhou em estreita colaboração com representantes da organização MSF.

Solução acessível

Desenvolvemos um sistema altamente acessível, com interface intuitiva projetada para atender às necessidades de usuários com diferentes níveis de habilidades técnicas e linguísticas.

Informatização

Introduzimos um sistema informatizado baseado em tablets, que permitia aos entrevistadores coletar dados de forma eficiente, mesmo em áreas com acesso limitado à conectividade de rede, além de fácil exportação de relatórios.

Aplicação Mobile de Pesquisa MSF

Entre as principais complexidades desse projeto estava a necessidade de que a aplicação seguisse um fluxo de questionários interligados. Para resolver essa questão, respostas diferentes precisavam levar a perguntas distintas. Consideramos essa variável.

Além disso, criamos o formulário para atender a necessidades específicas, como a acessibilidade para pessoas com diferentes níveis de conhecimentos linguísticos.
Com a função off-line, a aplicação se destaca pela independência de rede, o que torna o app viável para ambientes vulneráveis e sem conexão.

Funcionalidades

A solução criada pela UDS contém uma série de questionários multi-idiomas, e foi feita para facilitar a aplicação, cruzamento de dados e relatórios demográficos MSF.

Entre as principais funcionalidades estão:

BackOffice

Área de gestão da aplicação, projetada para permitir que a equipe Médicos Sem Fronteiras controle dados de acesso, usuários e questionários dispobilizados na aplicação.
Ao adotar a tecnologia AWS CloudFront, garantimos estabilidade, segurança e uma série de benefícios cruciais para a MSF.

Com uma rede global de servidores, oferece entrega rápida de conteúdo em qualquer lugar.

Os benefícios são diversos:

Seguras e escaláveis

Backend em Java: Robustez, escalabilidade e ampla adoção na indústria de Desenvolvimento de Software. Isso garantiu que o sistema fosse capaz de lidar com grandes volumes de dados e permanecesse estável mesmo sob condições adversas.
Frontend em Node.js: Alta capacidade de lidar com operações de entrada e saída de forma não bloqueante, o que é crucial para garantir uma experiência de usuário responsiva em dispositivos móveis.
Desenvolvimento Mobile em Kotlin: Compatibilidade com Java e sintaxe clara e expressiva. Isso nos permitiu criar e atualizar as funcionalidades do aplicativo de forma rápida e eficiente.

Médicos Sem Fronteiras

MSF é uma renomada organização humanitária internacional, fundada em 1971 por médicos e jornalistas na França, que oferece assistência médica a populações afetadas por crises humanitárias, como conflitos armados, desastres naturais e epidemias.

Em 1999, recebeu o Nobel da Paz por seu compromisso inabalável com os princípios de neutralidade, imparcialidade e independência, mantendo 97% de seu financiamento proveniente de doações.
53 anos de existência.
Presença em +70 países.
Cerca de 68 mil profissionais.

Quer desenvolver um aplicativo incrível e
alavancar os resultados da sua empresa?

Fale com nossos especialistas: