Conforme seu negócio cresce, a importância de um trabalho de desenvolvimento de software web se torna cada vez mais indispensável. Afinal, não se trata apenas da criação de um site que amplia a visibilidade da marca. Nesta área são englobados também aplicativos, bancos de dados ou quaisquer outras ferramentas essenciais para logística e fluxo de trabalho.

Utilizar uma tecnologia personalizada permite que a empresa deixe de depender de sistemas terceirizados e passe a ter seu próprio método, com possibilidade de realizar modificações e otimizações conforme a necessidade.

Além disso, o desenvolvimento do software web garante a construção de algo único e de fácil manuseamento, planejado a partir das expectativas dos consumidores da marca. Dessa maneira, a identidade visual estabelecida faz parte do processo de criação e o trabalho de marketing é potencializado.

Em todo o mundo esse tipo de serviço tem sido procurado por empresas de diversos portes, com demanda crescente. Mesmo antes da dependência do marketing digital no período de pandemia, em 2018, essa fatia do mercado movimentou cerca de US$ 814 milhões, segundo levantamento da consultoria Gartner.

O motivo é simples: um software versátil possui relação direta com o resultado de vendas quando segue uma série de requisitos durante sua implementação. Quer entender melhor como isso funciona? Vamos explicar todos esses tópicos ao longo deste artigo.


Persona e UX – os pilares no desenvolvimento de softwares

A partir da análise de dados sobre as vendas e consumidores de uma empresa, podemos traçar uma série de perfis, ou seja, personas, que resumem os grupos de clientes que a marca deve alcançar e manter em sua base.

Essas personas definem tudo: o produto ou serviço divulgado; como implementar essa comunicação; ações de marketing que serão feitas; seleção de posts nas redes sociais; temas e abordagens no blog; planejamento do disparo de e-mails marketing e, é claro, todos os detalhes envolvidos no desenvolvimento de um software web.

Os clientes precisam ter uma boa experiência nas plataformas, de preferência com poucas etapas até a finalização da ação principal (como realizar uma compra), e organização de conteúdo atrativa.

Cabe à equipe de desenvolvimento de software web analisar todos os dados disponíveis para tornar a experiência do usuário – “user experience”, chamada UX – mais intuitiva.

Dessa maneira, a probabilidade das pessoas entrarem em contato com as suas plataformas e retornarem no futuro é maior.


Software web personalizado e seus canais versáteis

Seja em um site, banco de dados, ferramenta ou aplicativo, o desenvolvimento de software web tem como objetivo solucionar problemas, por mais específicos que sejam.

A finalidade de um produto especial para o seu negócio é dar mais opções que sejam benéficas para a captação de clientes e reduzam o tempo de trabalho investido em algumas tarefas, otimizando o tempo de trabalho da equipe.

Crie mais canais de venda, segmente mais a comunicação, torne a gestão de dados mais rápida ou resolva qualquer outro ponto que faça sentido para o seu negócio por meio de um software próprio.

Entretanto, não basta ter conhecimentos sobre web design, HTML e CSS. É preciso ser especialista para construir plataformas de maneira ágil.


Metodologia do desenvolvimento de software web

O método escolhido durante o desenvolvimento da plataforma impacta de maneira direta no produto final. Atualmente a tendência é escolher o que chamamos “método ágil”, o qual permite um processo mais aberto às mudanças e alterações em qualquer etapa.

Porém, existem uma série de abordagens utilizadas no mercado e escolhidas a partir das necessidades de cada projeto. Confira algumas:

  • Ágil: desenvolvimento feito em períodos curtos para receber feedbacks constantes do time de criação, usuários e clientes.
  • Scrum: na maioria das vezes é uma etapa adicional da metodologia ágil. A equipe faz listas de pendências, bem como reuniões e planejamentos constantes.
  • Lean: a meta é reduzir perdas, portanto, todas as ações do desenvolvimento de software web visam agir de acordo com os interesses do cliente.
  • Cascata: considerada uma metodologia mais tradicional, esse procedimento adota processos mais rigorosos, graduais e analíticos.
  • Kanban: as atualizações são liberadas à medida que são feitas, sem datas de vencimento estabelecidas previamente.

Mas, independente da metodologia, a finalidade é sempre uma só: o melhor desempenho.


Desempenho do software web

Um bom aplicativo, site, ferramenta ou banco de dados precisa, além de atender as demandas de UX, possuir um bom código-fonte final.

Após cada etapa do desenvolvimento, é necessário fazer uma avaliação do software web para checar sua usabilidade e velocidade em diferentes cenários ou dispositivos, principalmente mobile.

Esse processo lista falhas e otimiza a plataforma durante o desenvolvimento do software web. Sem um nível de excelência nessa fase, não há qualidade.

Confira alguns dos testes:

  • Performance: essencial para SEO, esse teste mostra o tempo de resposta, número de transações e usuários simultâneos por segundo.
  • Carga: você não quer que sua plataforma tenha problemas por conta de uma grande quantidade de usuários acessando o seu site ou aplicativo, correto?! Essa avaliação irá prever problemas como esse.
  • Escalabilidade: após ampliação, seu software precisa suportar um aumento na carga do usuário, por isso esse teste é realizado para verificar a eficácia.
  • Stress: checa o desempenho diante de uma quantidade volumosa de tráfego ou processamento de dados.
  • Volume: identifica a quantidade de dados que seu sistema pode gerenciar.

Segurança é essencial para qualquer software

Outro fator fundamental é a aplicação de medidas de segurança. Em uma realidade em que até mesmo a ferramenta de buscas deixa os usuários vulneráveis, a equipe responsável pelo software precisa garantir um procedimento com segurança e privacidade de dados desde o início do projeto.

Para isso, o código-fonte deve ser testado com periodicidade regular ao longo do desenvolvimento do software web em busca de falhas e brechas de segurança, enquanto os dados são armazenados em ambientes sem acesso de terceiros.


Como escolher a melhor empresa para o desenvolvimento de software web?

A UDS é especialista em desenvolvimento de software, escolhida por empresas com peso no mercado por conta de uma série de fatores, como:

  • alto conhecimento de engenharia de software
  • foco de um time completo em seu negócio
  • disponibilização de especialistas e equipes multidisciplinares
  • possibilidade de implementar mais de um projeto ao mesmo tempo
  • velocidade para lançamento de produtos e inovações digitais
  • otimização operacional em diversas áreas
  • adesão à cultura ágil de trabalho
  • redução de burocracias
  • projetos focados em OKRs e elevação de ROI dos clientes.

A UDS é referência em transformação digital, eleita pela Clutch como uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Leave A Reply