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No mundo dinâmico do Desenvolvimento de App, estar familiarizado com os termos e conceitos mais comuns é essencial para profissionais da área. Seja você um desenvolvedor iniciante, um gestor de projetos ou um profissional experiente, compreender a terminologia utilizada pode fazer uma enorme diferença na eficiência e na qualidade dos seus projetos.
Neste glossário, exploramos os termos-chave relacionados ao mercado de Desenvolvimento de Aplicativos. Ao entendê-los, você poderá aprofundar seu conhecimento sobre a área e suas práticas, e sobre os serviços prestados pela UDS Tecnologia.
API (Application Programming Interface):
Conjunto de rotinas e ferramentas para construir software e aplicações que permitem a comunicação entre diferentes sistemas.
APK (Android Package Kit):
O formato de arquivo usado para distribuir e instalar aplicativos em dispositivos Android.
A/B Testing:
Método de comparar duas versões de uma aplicação ou funcionalidade para determinar qual tem melhor desempenho.
Agile:
Metodologia de Desenvolvimento de Software e desenvolvimento de app que promove entregas incrementais e iterativas, focando na colaboração contínua e na capacidade de resposta a mudanças.
AWS (Amazon Web Services):
Plataforma de serviços de computação em nuvem que oferece armazenamento, poder computacional e outros serviços para desenvolvimento de aplicativos.
Backend:
Parte de um aplicativo que lida com a lógica do servidor, banco de dados e integração com outros sistemas.
Beta Testing:
Fase de teste em que uma versão do aplicativo é liberada para um grupo restrito de usuários para identificar bugs e coletar feedback.
Bug: Um erro ou falha no software que causa comportamentos inesperados ou indesejados.
Boilerplate:
Código repetitivo e padronizado usado como base para novos projetos de software.
Cross-Platform:
Desenvolvimento de App que pode ser executado em várias plataformas (por exemplo, iOS e Android) com uma única base de código.
CI (Continuous Integration):
Prática de integrar código continuamente em um repositório compartilhado, onde cada integração é verificada por uma construção automatizada.
CD (Continuous Deployment):
Prática de liberar código em produção automaticamente sempre que uma alteração é feita e passa por testes automáticos.
Codebase:
Conjunto completo de arquivos de código-fonte de um projeto de software.
Caching:
Técnica para armazenar dados temporariamente para acesso rápido, melhorando o desempenho do aplicativo.
Debugging:
O processo de identificar, analisar e corrigir bugs no software.
Deployment:
Processo de disponibilizar uma aplicação para uso, seja em um ambiente de teste, homologação ou produção.
Design Pattern:
Soluções recorrentes para problemas comuns de design de software.
DPI (Dots Per Inch):
Medida de densidade de pixels, importante para o design de interfaces em diferentes dispositivos.
Data Binding:
Técnica que conecta elementos da interface do usuário a dados de fontes subjacentes, permitindo atualizações automáticas.
Emulador:
Software que permite executar aplicações em um ambiente simulado, imitando o comportamento de outro dispositivo.
Error Logging:
Registro de erros e falhas que ocorrem durante a execução do aplicativo, usado para diagnóstico e correção.
Event Loop:
Estrutura de programação que espera e despacha eventos ou mensagens em um programa.
End-to-End Testing:
Teste que valida o fluxo completo do aplicativo, desde a interface do usuário até a comunicação com o backend.
Framework:
Conjunto de ferramentas e bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de software ao fornecer estrutura e funcionalidades básicas.
Firebase:
Plataforma de desenvolvimento de apps móveis e web oferecida pelo Google, que fornece uma variedade de ferramentas, incluindo banco de dados em tempo real e autenticação.
Frontend:
Parte de um aplicativo com a qual o usuário interage diretamente, geralmente composta por HTML, CSS e JavaScript.
Functional Testing:
Testes que verificam se cada função do software opera de acordo com os requisitos especificados.
Git:
Sistema de controle de versão distribuído usado para rastrear mudanças no código-fonte durante o desenvolvimento de software.
GUI (Graphical User Interface):
Interface gráfica do usuário que permite a interação com o software através de elementos visuais, como botões e ícones.
Gradle:
Sistema de automação de compilação usado para projetos Android.
Hybrid App:
Aplicativo que combina elementos de aplicativos nativos e da web, utilizando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript.
Hotfix:
Correção rápida de um bug em produção, geralmente liberada como uma atualização emergencial.
HTTP (Hypertext Transfer Protocol):
Protocolo de comunicação para transferência de dados na web.
IDE (Integrated Development Environment):
Ambiente de desenvolvimento integrado que fornece ferramentas para escrever, depurar e testar código, como Visual Studio e Android Studio.
iOS:
Sistema operacional móvel desenvolvido pela Apple para dispositivos como iPhone e iPad.
In-App Purchase:
Modelo de monetização que permite aos usuários comprar conteúdos adicionais dentro do aplicativo.
Java:
Linguagem de programação amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicativos Android.
JSON (JavaScript Object Notation):
Formato de intercâmbio de dados leve e fácil de ler, usado frequentemente em comunicação entre cliente e servidor.
JUnit:
Framework para escrever e executar testes unitários em Java.
Kotlin:
Linguagem de programação moderna e concisa que é oficialmente suportada para o desenvolvimento de app Android.
Kubernetes:
Sistema de orquestração de contêineres usado para automatizar a implantação, escalabilidade e gerenciamento de aplicativos em contêineres.
Lifecycle:
Ciclo de vida do aplicativo, incluindo estados como criação, execução, pausa e destruição.
Localization:
Processo de adaptar um aplicativo para diferentes idiomas e regiões.
Linting:
Ferramenta que analisa o código-fonte para detectar erros, bugs e problemas de estilo.
MVP (Minimum Viable Product):
Versão mínima de um produto que permite uma rápida liberação para obter feedback dos usuários.
Microservices:
Arquitetura de software onde a aplicação é composta por pequenos serviços independentes que comunicam entre si.
Middleware:
Software que conecta diferentes componentes ou aplicações, facilitando a comunicação e a gestão de dados.
Native App:
Aplicativo desenvolvido especificamente para um sistema operacional, utilizando as linguagens e ferramentas nativas desse sistema (por exemplo, Swift para iOS e Kotlin para Android).
Node.js:
Ambiente de execução JavaScript que permite o desenvolvimento de aplicações do lado do servidor.
Notification:
Mensagem enviada para informar o usuário sobre eventos ou atualizações relevantes no aplicativo.
OAuth:
Padrão de autorização que permite aos usuários compartilhar informações de suas contas sem revelar suas credenciais.
Objective-C:
Linguagem de programação usada para desenvolvimento de aplicativos iOS antes do Swift.
Onboarding:
Processo de introdução de novos usuários a um aplicativo, geralmente através de tutoriais ou guias.
Push Notifications:
Mensagens enviadas do servidor para o aplicativo móvel para notificar o usuário sobre atualizações ou informações importantes.
PWA (Progressive Web App):
Aplicativos da web que utilizam tecnologias modernas para proporcionar uma experiência similar a um aplicativo nativo.
Provisioning Profile:
Arquivo usado no desenvolvimento de aplicativos iOS que associa o aplicativo a um dispositivo específico para teste.
QA (Quality Assurance):
Processo de garantir a qualidade do software através de testes e revisões sistemáticas.
Query:
Solicitação de dados em um banco de dados.
Quirks Mode:
Modo de renderização em navegadores que emula comportamentos antigos para compatibilidade com sites antigos.
REST (Representational State Transfer):
Arquitetura de rede que utiliza padrões HTTP para comunicação entre cliente e servidor.
React Native:
Framework de desenvolvimento de app mobile que permite a criação de aplicativos nativos usando JavaScript e React.
Rollback:
Reversão de um sistema ou aplicação para um estado anterior devido a falhas ou bugs.
Repository:
Local onde o código-fonte de um projeto é armazenado e gerenciado.
SDK (Software Development Kit):
Conjunto de ferramentas e bibliotecas fornecidas para ajudar no desenvolvimento de aplicativos para uma plataforma específica.
Scrum:
Framework ágil de gerenciamento de projetos que utiliza sprints curtos e entregas frequentes.
SSL (Secure Sockets Layer):
Protocolo de segurança que criptografa a comunicação entre cliente e servidor.
SaaS (Software as a Service):
Modelo de entrega de software onde o aplicativo é hospedado pelo provedor de serviços e acessado pelos usuários via internet.
TestFlight:
Plataforma da Apple para distribuição e teste de aplicativos iOS antes da publicação na App Store.
TDD (Test-Driven Development):
Metodologia de desenvolvimento onde os testes são escritos antes do código funcional.
Telemetry:
Coleta e análise de dados sobre o uso e o desempenho do aplicativo.
Thread:
Unidade básica de execução dentro de um processo, permitindo a execução simultânea de várias operações.
UI (User Interface):
Interface do usuário, composta pelos elementos visuais com os quais os usuários interagem.
UX (User Experience):
Experiência do usuário, focada em como os usuários percebem e interagem com o aplicativo.
Unit Testing:
Testes que verificam o funcionamento correto de pequenas partes individuais do código.
Version Control:
Sistema que registra alterações no código ao longo do tempo, permitindo reverter para versões anteriores e colaborar com outros desenvolvedores.
Virtual Machine (VM):
Emulação de um sistema de computador que permite a execução de um sistema operacional como se fosse um programa em outro sistema operacional.
ViewModel:
Componente do padrão MVVM (Model-View-ViewModel) que separa a lógica de apresentação da interface do usuário.
Widget:
Componente de interface gráfica que exibe informações ou permite interação, como um botão ou um campo de texto.
Wireframe:
Esboço visual básico de um layout de interface, usado para planejar a estrutura e a funcionalidade de uma aplicação.
WebSocket:
Protocolo que permite comunicação bidirecional em tempo real entre o cliente e o servidor.
XML (eXtensible Markup Language):
Linguagem de marcação usada para definir regras de codificação de documentos em formato legível por máquina e humano.
Xcode:
IDE da Apple para desenvolvimento de app iOS e macOS.
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