Glossário de Desenvolvimento de Sistemas: fique por dentro dos principais termos

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Em meio a crescente digitalização, o Desenvolvimento de Sistemas se destaca como um componente essencial da revolução tecnológica empresarial. Esse setor é fundamental para a infraestrutura das organizações e desempenha um papel crucial na criação de soluções que realmente impactam o mercado. Aplicativos, plataformas e sistemas de software influenciam diversos aspectos de nossas vidas.

Neste glossário, exploramos os termos-chave relacionados ao mercado de Desenvolvimento de Sistemas. A compreensão desses termos permitirá aprofundar seu conhecimento sobre a área e suas práticas, além dos serviços prestados pela UDS Tecnologia.

Nota: Muitos termos do setor são frequentemente usados em inglês, por isso optamos por mantê-los nesse idioma. Os termos que podem aparecer tanto em português quanto em inglês estão organizados pelo termo em português.

Glossário

A

AngularJS:
Framework JavaScript mantido pelo Google para desenvolvimento de aplicações web de página única.

Aplicações:
Software projetado para realizar tarefas específicas em computadores ou dispositivos móveis.

API (Interface de Programação de Aplicações):
Conjunto de regras e protocolos para interagir com softwares.

Arquitetura de Software:
Estrutura fundamental de um sistema de software. Abrange componentes, relacionamentos e princípios básicos para garantir características do software como segurança, performance, manutenibilidade, capacidade de processamento, escalabilidade, dentre outros.

AWS (Amazon Web Services):
Plataforma de serviços em nuvem oferecida pela Amazon, que fornece uma ampla gama de serviços de computação, armazenamento, análise, entre outros.

AI (Inteligência Artificial):
Ramo da Ciência da Computação focado em desenvolver algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento de padrões, análise preditiva, associações e produção de conhecimento, aprendizado de máquina e principalmente tomada de decisões.

AIOps:
Artificial Intelligence for IT Operations é a aplicação de Inteligência Artificial para automatizar e melhorar a gestão de operações de TI, utilizando Machine Learning e análise de dados para detectar, diagnosticar e solucionar problemas.

Algoritmo:
Conjunto de instruções ou regras lógicas bem definidas para realizar uma tarefa ou resolver um problema.

API Gateway:
Um serviço que atua como um intermediário entre clientes e aplicativos, gerenciando todas as chamadas de API, controlando o acesso, aplicando políticas de segurança e fornecendo funcionalidades adicionais, como autenticação e autorização.

Analista de Sistemas:
Um profissional responsável por analisar, projetar e implementar sistemas de computador, incluindo requisitos de software, arquitetura de sistema e integração de tecnologias.

Azure:
Uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft que oferece uma ampla gama de serviços e recursos, incluindo computação, armazenamento, bancos de dados, análise de dados, inteligência artificial e muito mais.

B

Back-end:
Parte do software que lida com a lógica e o processamento de dados, geralmente não visível ao usuário final.

Banco de Dados:
Estrutura para armazenar, recuperar e gerenciar estruturas de dados e informações de um software.

Backup:
Cópia de segurança dos dados armazenados em um sistema, feita para proteger contra perda de dados devido a falhas de hardware, erro humano, ataques de malware, entre outros.

Big Data:
Termo que se refere a conjuntos de dados extremamente grandes e complexos, que exigem técnicas especializadas de processamento e análise para extrair insights significativos.

BI (Business Intelligence):
Conjunto de tecnologias e práticas para coleta, integração, análise e apresentação de informações comerciais para apoiar a tomada de decisões estratégicas nas organizações.

Backlog:
Lista de tarefas ou requisitos a serem realizados em um projeto de desenvolvimento de sistemas, geralmente priorizados e organizados para orientar o planejamento e a execução do trabalho. Termo frequentemente vinculado às Metodologias Ágeis de desenvolvimento de sistemas.

Breadcrumbs:
Navegação visual que mostra a hierarquia de páginas visitadas em um site ou aplicativo, permitindo que os usuários acompanhem seu caminho de volta à página inicial.

Bug:
Erro ou defeito em um software que causa comportamento inesperado ou indesejado.

BackOffice:
A parte de uma empresa responsável pelas operações administrativas e de suporte, incluindo contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de estoque e outras funções não relacionadas ao atendimento ao cliente.

Banking as a Service (BaaS):
Um modelo de negócios que permite que instituições financeiras ofereçam serviços bancários através de APIs para empresas de terceiros, permitindo a criação de aplicativos e soluções financeiras inovadoras.

BDD (Behavior-Driven Development):
Uma metodologia de desenvolvimento de software que se concentra na colaboração entre desenvolvedores, analistas de negócios e stakeholders para definir e implementar comportamentos de software baseados em cenários de uso.

C

C#:
Linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft.

Codeless:
Desenvolvimento de sistemas sem a necessidade de escrever código manualmente.

Code Review:
Revisão sistemática do código fonte por outros desenvolvedores para garantir qualidade, eficiência e aderência às diretrizes e padrões estabelecidos.

Concepção:
Fase inicial do projeto onde a ideia do produto digital é concebida e planejada, incluindo identificação de escopo do projeto e prototipação inicial. Termo normalmente vinculado à definição de um MVP (Minimum Viable Product).

CRM (Customer Relationship Management):
Sistema para gerenciar e analisar as interações e relacionamentos com os clientes.

Cache:
Armazenamento temporário de dados frequentemente acessados para acelerar o acesso subsequente a esses dados.

Cloud:
Ambiente de computação em rede que permite o acesso a recursos de computação, armazenamento e rede sob demanda pela Internet.

Cookies:
Pequenos arquivos de texto armazenados no dispositivo de um usuário para rastrear informações sobre sua atividade na web, como preferências de navegação e informações de login.

CTA (Call to Action):
Elemento em um site, anúncio ou conteúdo que incentiva os usuários a realizar uma ação específica, como clicar em um botão, preencher um formulário ou fazer uma compra.

Churn:
Taxa de rotatividade de clientes ou usuários, que mede a proporção de clientes que deixam de usar um produto ou serviço ao longo do tempo.

Chatbot:
Programa de computador projetado para simular conversas humanas, geralmente usado para interagir com usuários e responder a perguntas automaticamente.

Cluster:
Grupo de computadores interconectados que trabalham juntos para realizar tarefas de processamento de dados, geralmente usado em computação distribuída e análise de big data.

Código:
Instruções escritas em uma linguagem de programação que definem o comportamento de um software.

CI & CD (Integração Contínua e Entrega Contínua):
Práticas de desenvolvimento de sistemas que automatizam a integração de código, testes e implantação em um ambiente de nuvem, garantindo que as mudanças sejam implementadas rapidamente e com alta qualidade.

Cibersegurança:
O conjunto de práticas, tecnologias e processos utilizados para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas, incluindo ataques de hackers, malware e outras formas de atividade maliciosa.

Cognito:
Um serviço de autenticação e autorização fornecido pela Amazon Web Services (AWS), que permite adicionar recursos de autenticação em aplicativos web e móveis de forma rápida e segura.

Cluster:
Um grupo de computadores ou servidores interconectados que trabalham juntos como se fossem um único sistema, geralmente usado em ambientes de computação em nuvem para fornecer alta disponibilidade e escalabilidade.

Code Review:
Um processo no qual desenvolvedores revisam o código uns dos outros para identificar e corrigir problemas de qualidade, conformidade com padrões de codificação e oportunidades de melhoria.

Confiabilidade:
Uma medida da capacidade de um sistema ou serviço de operar consistentemente e sem falhas ao longo do tempo, geralmente medida pela disponibilidade e tempo médio entre falhas (MTBF).

Core Banking:
O conjunto de sistemas e processos essenciais usados por instituições financeiras para realizar transações bancárias básicas, como depósitos, saques, transferências e empréstimos.

D

DevOps:
Prática que combina desenvolvimento de software (Dev) e operações de TI (Ops) para melhorar a colaboração e a eficiência.

DevSecOps:
Práticas de DevOps integradas com segurança cibernética (Dev + Security + Operations).

Design Thinking:
Abordagem centrada no ser humano para solucionar problemas e criar soluções inovadoras.

Desenvolvimento de Software:
Processo de criar, projetar, manter e evoluir softwares. Envolve várias etapas, desde a especificação dos requisitos, design, implementação e testes do software, garantindo que ele atenda aos requisitos e expectativas dos usuários e clientes.

Daily:
Reunião diária realizada por equipes de desenvolvimento para sincronizar o progresso do trabalho e identificar possíveis obstáculos. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.

Data Center:
Instalação física que abriga servidores e sistemas de armazenamento de dados, usada para processamento, armazenamento e distribuição de informações.

Downtime:
Período durante o qual um sistema de computador ou serviço não está disponível devido a falhas técnicas, manutenção programada ou outras interrupções.

Debugar:
Processo de identificar a origem de bugs ou defeitos em um software para compreender sua extensão e forma de correção.

Design System:
Conjunto de padrões de design, diretrizes e componentes reutilizáveis ​​usados para garantir consistência e coesão no design de interfaces de usuário em um produto ou plataforma.

Discovery:
Fase inicial de um projeto, normalmente de cunho digital, em que se busca identificar o contexto atual da área e/ou clientes que podem se beneficiar de tal projeto. Visa identificar dores, problemas, restrições e/ou oportunidades que existam em determinado contexto e orientar a execução de um projeto futuro.

Delivery:
Fase final do ciclo de vida do desenvolvimento de software, onde o produto ou serviço é entregue aos usuários finais ou clientes.

Definition of Done (DoD):
Quando todas as condições, ou critérios de aceitação que um produto de software deve satisfazer, são atendidas e estão prontos para serem aceitas por um usuário, cliente, equipe ou sistema consumidor. Devemos atender à DoD para garantir a qualidade.

Definition of Ready (DoR):
Declara o que é necessário para que um item esteja pronto para ser trabalhado pela implementação. Uma DoR basicamente define as especificidades do acordo quanto a quais itens do processo de admissão devem constar para que o trabalho seja iniciado pela Implementação.

Data Engineer:
Um profissional de dados responsável por projetar, construir e manter sistemas de processamento de dados, incluindo bancos de dados, data warehouses e pipelines de dados, para suportar análises e aplicações de dados.

Data Lake:
Um repositório de dados que armazena dados brutos e não estruturados em sua forma original, permitindo análises avançadas, machine learning e outras operações de processamento de dados.

Data Warehouse:
Um sistema de armazenamento de dados otimizado para análises e relatórios de negócios, que integra dados de várias fontes e os organiza em um formato adequado para consulta e análise.

Deploy:
O processo de implantação e distribuição de um aplicativo ou serviço em um ambiente de produção, geralmente envolvendo a configuração de recursos de nuvem e a disponibilização do aplicativo para uso pelos usuários finais.

Design Pattern:
Uma solução geralmente repetível para um problema comum de design de software, que encapsula as melhores práticas e abordagens para resolver o problema de forma eficiente e escalável.

DNS (Domain Name System):
Um sistema de nomenclatura hierárquica que traduz nomes de domínio legíveis por humanos em endereços IP numéricos, permitindo que os usuários acessem recursos de rede usando nomes de domínio.

E

Engenharia de Software:
Aplicação de princípios de engenharia no desenvolvimento de sistemas para garantir a qualidade e a eficiência do produto, normalmente atrelado à melhores práticas de produção, processos e ferramentas para garantir bom desenvolvimento de sistemas.

ERP (Enterprise Resource Planning):
Sistema de software que integra e gerencia os principais processos de negócios de uma organização, como contabilidade, folha de pagamento, vendas, compras e gerenciamento de estoque.

Elasticidade:
Capacidade de um sistema ou infraestrutura se adaptar automaticamente em resposta a mudanças na demanda ou carga de trabalho, utilizando mais ou menos recursos computacionais.

Escalabilidade:
Capacidade de uma infraestrutura, sistema ou aplicativo de lidar com um aumento na carga de trabalho ou volume de dados sem comprometer sua disponibilidade ou desempenho.

Escopo:
Conjunto de recursos, funcionalidades e requisitos definidos para um projeto de desenvolvimento de software.

EAP (Estrutura Analítica do Projeto):
Uma técnica de decomposição de projetos em elementos de trabalho discretos, como tarefas, entregáveis e marcos, que ajuda a organizar e gerenciar o escopo do projeto.

Épico:
Uma unidade de trabalho de alto nível que encapsula uma grande parte do escopo do projeto, geralmente dividida em várias histórias de usuários menores durante o planejamento e a execução do projeto.

F

FTP (File Transfer Protocol):
Protocolo de rede usado para transferir arquivos entre computadores através da Internet.

Flutter:
Framework de UI da Google para criar aplicativos compilados nativamente para mobile, web e desktop a partir de uma única base de código.

Front-end:
Parte do software responsável pela interface com o usuário, incluindo design e interação.

Full-stack:
Desenvolvedor que tem habilidades tanto em front-end quanto em back-end.

Framework:
Conjunto de ferramentas, bibliotecas e convenções que ajudam os desenvolvedores a criar aplicações de forma mais rápida e eficiente.

FinOps (Operações Financeiras na Nuvem):
Uma prática que combina operações de nuvem com a gestão financeira, visando otimizar os custos de infraestrutura na nuvem e maximizar o valor dos investimentos em tecnologia.

G

Grafana:
Uma plataforma de análise e visualização de dados usada para monitorar e analisar métricas e registros de sistemas e aplicativos, fornecendo dashboards personalizáveis e recursos de alerta.

Go:
Linguagem de programação compilada de código aberto.

GraphQL:
Linguagem de consulta e manipulação de dados para APIs.

H

Hardware:
Componentes físicos de um computador ou estrutura de tecnologia, incluindo dispositivos e equipamentos.

Hard Skills:
Competências técnicas e específicas necessárias para executar tarefas e realizar trabalhos em uma determinada área, como programação, administração de sistemas ou análise de dados.

High-end:
Refere-se a produtos ou serviços de alta qualidade, sofisticação e desempenho superior, geralmente direcionados a um público mais exigente que demanda características premium. Em desenvolvimento de sistemas, “Squad High-end” se refere a uma equipe especializada de alta qualidade e experiência em projetos complexos. Termos similares: top notch, fist class, first string, ace.

HTML (Hypertext Markup Language):
Linguagem de marcação usada para criar páginas da web e aplicativos da web.

Hardware:
Componentes físicos de um sistema de computador, incluindo processadores, memória, dispositivos de armazenamento e periféricos.

I

IaaS (Infrastructure as a Service):
Serviço de computação em nuvem que fornece infraestrutura virtualizada pela internet.

Integração Contínua:
Prática de mesclar regularmente alterações de código em um repositório compartilhado.

Integration Patterns:
Práticas e soluções para integrar sistemas e aplicativos de forma eficiente.

IoT (Internet das Coisas):
Rede de dispositivos físicos conectados à internet, capazes de coletar e trocar dados.

Iteração:
Processo de repetição de um conjunto de atividades em um ciclo, geralmente usado em desenvolvimento de sistemas para refinamento contínuo de um produto ou serviço.

IP (Internet Protocol):
Um protocolo de comunicação usado para identificar e rotear pacotes de dados na Internet, permitindo que dispositivos em redes diferentes se comuniquem entre si.

J

Java:
Linguagem de programação de alto nível popular e utilizada para desenvolvimento back-end.

Job Story:
Método para descrever uma necessidade do usuário em termos de situação, motivação e resultado esperado, usado para informar o design e o desenvolvimento de produtos.

Job to be Done:
Abordagem para entender as necessidades dos usuários, que se concentra nas tarefas ou trabalhos que os usuários estão tentando realizar ao usar um produto ou serviço.

Jornada do Usuário:
Série de etapas ou interações que um usuário realiza ao usar um produto ou serviço, desde o primeiro contato até a conclusão de uma tarefa ou objetivo.

JSON (JavaScript Object Notation):
Um formato de dados leve e de fácil leitura baseado em texto, comumente usado para troca de dados entre aplicativos e serviços na web.

K

Kotlin:
Linguagem de programação moderna e concisa, interoperável com o Java, utilizada principalmente para desenvolvimento Android.

Know-how:
Conhecimento e expertise adquiridos através da experiência e prática em um campo específico, como o desenvolvimento de sistemas.

Kanban:
Método visual de gestão de trabalho utilizado no Toyotismo que enfatiza visibilidade de atividades a fazer, em andamento e prontas.

Kickoff:
Uma reunião inicial de projeto na qual as partes interessadas se reúnem para discutir objetivos, escopo, requisitos e planos de ação para o projeto.

L

Lean Startup:
Abordagem para o desenvolvimento de produtos e startups que se concentra em criar produtos mínimos viáveis, aprender com os clientes rapidamente e iterar com base no feedback.

Load Balancer:
Um dispositivo ou serviço que distribui o tráfego de rede entre diferentes instâncias de servidores, garantindo a escalabilidade e a disponibilidade de aplicativos e serviços.

Linguagem de Alto Nível:
Uma linguagem de programação projetada para ser fácil de entender e escrever, geralmente usando construções de alto nível e abstração para simplificar o desenvolvimento de sistemas.

Linguagem de Baixo Nível:
Uma linguagem de programação que se aproxima mais da linguagem de máquina e é diretamente executada pelo hardware, geralmente usada para programação de sistemas e desenvolvimento de drivers.

Lib (Biblioteca):
Um conjunto de funções e rotinas pré-compiladas que podem ser reutilizadas em diferentes programas e projetos de software, economizando tempo e esforço de desenvolvimento.

M

Microsserviços:
Modelo de arquitetura de software utilizado para desenvolver um aplicativo como um conjunto de pequenos serviços independentes que se relacionam entre si.

Manutenção de Software:
Atualizações e correções contínuas para garantir que o software permaneça funcional e seguro.

Método Ágil:
Abordagem de desenvolvimento de sistemas que enfatiza a colaboração, adaptação e entrega contínua. É uma categoria de modelos de trabalho que abriga diferentes metodologias como Scrum, XP, Kanban, Lean, dentre outras.

Modal:
Componente de interface de usuário que aparece sobre o conteúdo principal de uma página da web ou aplicativo, geralmente usado para solicitar ações específicas do usuário.

Monólito:
Arquitetura de software onde todos os componentes são agrupados em um único sistema ou aplicativo, em oposição à arquitetura distribuída (microsserviços).

MVP (Minimum Viable Product):
Versão inicial de um produto que inclui apenas as funcionalidades essenciais para satisfazer os primeiros usuários e validar a proposta de valor.

MySQL:
Sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, amplamente utilizado em aplicativos da web e sistemas de informações.

Mainframe:
Um tipo de computador de grande porte e alta capacidade de processamento, geralmente usado por grandes empresas e instituições para executar aplicativos críticos de negócios e processar grandes volumes de dados.

N

Net Promoter Score (NPS):
Métrica usada para medir a satisfação e lealdade dos clientes, com base na pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria este produto/serviço?”

NodeJS:
Ambiente de execução JavaScript server-side baseado no motor V8 do Google Chrome.

NFC (Near Field Communication):
Tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance usada para transferir dados entre dispositivos próximos, comumente usada em pagamentos móveis e identificação de RFID.

NDA (Non-Disclosure Agreement):
Um acordo legal entre duas partes que estabelece as condições para compartilhamento de informações confidenciais, proibindo a divulgação não autorizada dessas informações a terceiros.

NoSQL:
Um tipo de banco de dados projetado para armazenar e gerenciar grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para lidar com diferentes tipos de dados.

O

OKR (Objectives and Key Results):
Estrutura de definição e acompanhamento de objetivos e resultados-chave, usada para alinhar e medir o progresso em direção aos objetivos organizacionais.

Observabilidade:
Capacidade de monitorar, analisar e entender o comportamento interno de um sistema através de suas saídas externas, como registros e métricas.

Ordem de Grandeza:
Uma estimativa aproximada ou uma ampla faixa de valores que ajuda a entender a escala de um problema, projeto ou métrica, geralmente usada durante o planejamento e estimativa de projetos.

P

Padrões Globais de Qualidade:
Normas e critérios reconhecidos internacionalmente que garantem a qualidade e a excelência no desenvolvimento de sistemas.

Prototipagem:
Criação de versões iniciais do software para testar conceitos, funcionalidades e design.

PHP:
Linguagem de script de uso geral,interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico.

Produto Digital:
Solução tecnológica, como um software ou aplicativo, desenvolvida para atender às necessidades de negócios ou do usuário final.

Python:
Linguagem de programação de alto nível conhecida por sua clareza de sintaxe e legibilidade.

Planning:
Atividade de planejamento de projetos de desenvolvimento de sistemas, que envolve a definição de objetivos, requisitos, prazos e recursos necessários. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.

Persona:
Um perfil fictício que representa um segmento específico do público-alvo de um produto ou serviço, ajudando as equipes de desenvolvimento a entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários.

Planning Poker:
Uma técnica de estimativa de esforço de desenvolvimento de software baseada no consenso da equipe, na qual os membros da equipe atribuem valores de pontos de história a diferentes tarefas ou histórias de usuários.

PoC (Proof of Concept):
Uma demonstração prática ou protótipo inicial de um conceito ou ideia, geralmente usada para validar a viabilidade técnica e comercial de um projeto antes de sua implementação completa.

Pontos por Função:
Uma técnica de estimativa de tamanho de software baseada em requisitos funcionais, na qual os pontos de função são atribuídos com base na complexidade e na funcionalidade do sistema.

Postgres (PostgreSQL):
Um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, conhecido por sua confiabilidade, desempenho e suporte a recursos avançados, como integridade referencial e procedimentos armazenados.

PWA (Progressive Web Application):
Um tipo de aplicativo da web que utiliza tecnologias e padrões modernos para fornecer uma experiência de usuário semelhante à de um aplicativo nativo em dispositivos móveis e desktops.

Q

Query:
Uma solicitação ou instrução para recuperar dados de um banco de dados ou fonte de dados, geralmente escrita em uma linguagem de consulta, como SQL, para filtrar, classificar e agrupar informações específicas.

QR Code (Quick Response Code):
Um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado por dispositivos móveis e outros dispositivos para acessar informações, URLs, aplicativos e outros conteúdos relacionados.

R

React:
Biblioteca JavaScript para construção de interfaces de usuário, desenvolvida pelo Facebook.

Return on Investment (ROI):
Retorno sobre o investimento, métrica financeira utilizada para medir a eficiência de um investimento.

Refatoração / Refatorar:
Processo de reestruturar o código existente sem alterar sua funcionalidade externa para melhorar sua legibilidade, eficiência e manutenção.

Ruby:
Linguagem de programação dinâmica e orientada a objetos.

Review:
Revisão sistemática e análise crítica de um produto ou código de software, geralmente realizada por pares ou especialistas para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

Retrospective:
Reunião realizada ao final de uma iteração ou sprint em metodologias ágeis de desenvolvimento de software, onde a equipe reflete sobre o trabalho realizado e identifica maneiras de melhorar. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.

Roadmap:
Um plano estratégico de alto nível que define os objetivos, direções e marcos de um projeto de desenvolvimento de sistemas ao longo do tempo.

Release:
Uma versão específica de um software ou produto que é disponibilizada para uso ou distribuição, geralmente após passar por testes e revisões de qualidade.

Repositório:
Um local centralizado onde os arquivos e recursos de um projeto de software são armazenados e gerenciados, permitindo o controle de versão, colaboração e compartilhamento entre membros da equipe.

RFI (Request for Information):
Um documento usado para solicitar informações detalhadas sobre produtos, serviços ou soluções de fornecedores potenciais, geralmente usado durante o processo de aquisição ou licitação.

RFP (Request for Proposal):
Um documento usado para solicitar propostas formais de fornecedores para fornecer produtos, serviços ou soluções que atendam a requisitos específicos de um projeto ou iniciativa.

RFQ (Request for Quotation):
Um documento usado para solicitar cotações de preços de fornecedores para produtos, serviços ou soluções específicas, geralmente usado durante o processo de aquisição ou licitação.

Rollback:
O processo de reverter uma implantação de software para uma versão anterior em caso de falha ou problemas de qualidade, geralmente realizado durante o processo de gerenciamento de mudanças.

S

Scrum:
Framework ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento de software. É uma estrutura ágil de colaboração em equipe que divide o trabalho em metas a serem concluídas dentro de iterações com limite de tempo, chamadas sprints.

Segurança:
Medidas e práticas para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças e ataques cibernéticos.

Sistemas:
Conjunto de componentes interconectados que trabalham juntos para processar, armazenar e fornecer informações.

Software House Multisetorial:
Empresa de desenvolvimento de software que atende a múltiplos setores da indústria, oferecendo soluções diversificadas.

Squad:
Equipe multidisciplinar focada em desenvolvimento ágil de software.

Squad High-end:
Equipe de desenvolvimento de sistemas de alta qualidade e especialização, com habilidades avançadas e experiência em projetos complexos.

Swift:
Linguagem de programação desenvolvida pela Apple para criar aplicativos para iOS, macOS, watchOS e tvOS.

Sustentação para Softwares:
Manutenção e suporte contínuo para softwares, incluindo correções de bugs, atualizações e melhorias.

Sprint:
Um período de tempo fixo e curto (geralmente de uma a quatro semanas) durante o qual uma equipe de desenvolvimento trabalha em uma lista definida de tarefas e produz um incremento de trabalho potencialmente entregável.

Scrum Master:
Um membro da equipe de desenvolvimento ágil responsável por facilitar e orientar as práticas e processos do framework Scrum, garantindo que a equipe alcance seus objetivos e mantenha a produtividade.

SLA (Service Level Agreement):
Um acordo formal entre um provedor de serviços e seus clientes que define os níveis de serviço esperados, incluindo métricas de desempenho, disponibilidade e suporte.

SOAP (Simple Object Access Protocol):
Um protocolo de comunicação baseado em XML usado para trocar mensagens entre sistemas distribuídos, geralmente usado em serviços web para integração de aplicativos.

Sonar:
Uma ferramenta de análise estática de código usada para identificar problemas de qualidade, vulnerabilidades de segurança e oportunidades de melhoria em projetos de software, fornecendo relatórios detalhados e métricas de código.

Stack:
Uma pilha de tecnologias e componentes de software que são usados em conjunto para criar uma aplicação ou sistema, geralmente incluindo sistemas operacionais, frameworks, bibliotecas e bancos de dados.

Stakeholder:
Uma pessoa ou grupo com interesse ou influência em um projeto ou iniciativa, incluindo clientes, usuários finais, patrocinadores, gerentes e outros membros da equipe.

T

Teste de Software:
Processo para verificar se o software funciona corretamente e atende aos requisitos especificados.

TypeScript:
Superset da linguagem JavaScript que adiciona tipagem estática.

Time-to-market:
O tempo necessário para levar um produto ou serviço do conceito ao lançamento no mercado, incluindo todas as etapas do processo de desenvolvimento, teste e distribuição.

TDD (Test-Driven Development):
Uma prática de desenvolvimento de software na qual os testes automatizados são escritos antes do código de produção, orientando o design e a implementação do software com base nos requisitos e comportamentos esperados.

Team Leader:
Um membro da equipe de desenvolvimento ou projeto responsável por liderar e coordenar as atividades da equipe, garantindo que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.

Termo de Abertura de Projeto (TAP):
Um documento formal que define os objetivos, escopo, requisitos, entregáveis, riscos e recursos de um projeto, geralmente usado para formalizar o início do projeto e alinhar as expectativas das partes interessadas.

Teste Unitário:
Um tipo de teste de software que verifica a funcionalidade de unidades individuais de código, como métodos ou funções, isoladamente do restante do sistema, garantindo que cada parte do software funcione corretamente.

Thread:
Um processo leve de execução dentro de um programa de software, que permite que múltiplas tarefas sejam executadas simultaneamente em um único processo, melhorando a eficiência e o desempenho do sistema.

U

UI Design:
Design de interface do usuário, focado na aparência estética de um produto digital.

Usabilidade:
Facilidade e eficiência com que os usuários podem interagir com um produto ou sistema.

UX Research:
Pesquisa realizada para entender as necessidades e comportamentos dos usuários de um produto ou serviço.

UX Design:
Design de experiência do usuário, que se concentra em criar produtos e sistemas que sejam intuitivos, eficientes e agradáveis de usar para os usuários finais.

UX Writing:
A prática de redação de textos em produtos digitais, como aplicativos e sites, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, fornecendo orientação, clareza e personalidade.

User Story:
Uma descrição concisa de uma funcionalidade ou requisito de software, escrita na perspectiva do usuário final, geralmente usada como uma unidade de trabalho no desenvolvimento ágil de software.

V

Vue.js:
Framework JavaScript progressivo para construção de interfaces de usuário.

VPC (Virtual Private Cloud):
Uma rede virtual isolada e segura na nuvem que permite que os usuários provisionem e gerenciem recursos de computação, armazenamento e rede de forma controlada e personalizada.

VPN (Virtual Private Network):
Uma rede privada virtual que estabelece uma conexão segura e criptografada entre dispositivos ou redes distintas, permitindo acesso remoto seguro a recursos de rede privada.

X

XP (Extreme Programming):
Metodologia ágil que enfatiza a comunicação, feedback contínuo, simplicidade, testes e melhoria incremental.

XML (Extensible Markup Language):
Uma linguagem de marcação baseada em texto usada para armazenar e transportar dados de forma legível por máquina e independente de plataforma, comumente usada para troca de dados entre sistemas heterogêneos.

W

Web Socket:
Um protocolo de comunicação bidirecional em tempo real usado para criar conexões persistentes entre clientes da web e servidores, permitindo a troca de dados em tempo real e a construção de aplicativos interativos.