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Em meio a crescente digitalização, o Desenvolvimento de Sistemas se destaca como um componente essencial da revolução tecnológica empresarial. Esse setor é fundamental para a infraestrutura das organizações e desempenha um papel crucial na criação de soluções que realmente impactam o mercado. Aplicativos, plataformas e sistemas de software influenciam diversos aspectos de nossas vidas.
Neste glossário, exploramos os termos-chave relacionados ao mercado de Desenvolvimento de Sistemas. A compreensão desses termos permitirá aprofundar seu conhecimento sobre a área e suas práticas, além dos serviços prestados pela UDS Tecnologia.
AngularJS:
Framework JavaScript mantido pelo Google para desenvolvimento de aplicações web de página única.
Aplicações:
Software projetado para realizar tarefas específicas em computadores ou dispositivos móveis.
API (Interface de Programação de Aplicações):
Conjunto de regras e protocolos para interagir com softwares.
Arquitetura de Software:
Estrutura fundamental de um sistema de software. Abrange componentes, relacionamentos e princípios básicos para garantir características do software como segurança, performance, manutenibilidade, capacidade de processamento, escalabilidade, dentre outros.
AWS (Amazon Web Services):
Plataforma de serviços em nuvem oferecida pela Amazon, que fornece uma ampla gama de serviços de computação, armazenamento, análise, entre outros.
AI (Inteligência Artificial):
Ramo da Ciência da Computação focado em desenvolver algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento de padrões, análise preditiva, associações e produção de conhecimento, aprendizado de máquina e principalmente tomada de decisões.
AIOps:
Artificial Intelligence for IT Operations é a aplicação de Inteligência Artificial para automatizar e melhorar a gestão de operações de TI, utilizando Machine Learning e análise de dados para detectar, diagnosticar e solucionar problemas.
Algoritmo:
Conjunto de instruções ou regras lógicas bem definidas para realizar uma tarefa ou resolver um problema.
API Gateway:
Um serviço que atua como um intermediário entre clientes e aplicativos, gerenciando todas as chamadas de API, controlando o acesso, aplicando políticas de segurança e fornecendo funcionalidades adicionais, como autenticação e autorização.
Analista de Sistemas:
Um profissional responsável por analisar, projetar e implementar sistemas de computador, incluindo requisitos de software, arquitetura de sistema e integração de tecnologias.
Azure:
Uma plataforma de computação em nuvem da Microsoft que oferece uma ampla gama de serviços e recursos, incluindo computação, armazenamento, bancos de dados, análise de dados, inteligência artificial e muito mais.
Back-end:
Parte do software que lida com a lógica e o processamento de dados, geralmente não visível ao usuário final.
Banco de Dados:
Estrutura para armazenar, recuperar e gerenciar estruturas de dados e informações de um software.
Backup:
Cópia de segurança dos dados armazenados em um sistema, feita para proteger contra perda de dados devido a falhas de hardware, erro humano, ataques de malware, entre outros.
Big Data:
Termo que se refere a conjuntos de dados extremamente grandes e complexos, que exigem técnicas especializadas de processamento e análise para extrair insights significativos.
BI (Business Intelligence):
Conjunto de tecnologias e práticas para coleta, integração, análise e apresentação de informações comerciais para apoiar a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
Backlog:
Lista de tarefas ou requisitos a serem realizados em um projeto de desenvolvimento de sistemas, geralmente priorizados e organizados para orientar o planejamento e a execução do trabalho. Termo frequentemente vinculado às Metodologias Ágeis de desenvolvimento de sistemas.
Breadcrumbs:
Navegação visual que mostra a hierarquia de páginas visitadas em um site ou aplicativo, permitindo que os usuários acompanhem seu caminho de volta à página inicial.
Bug:
Erro ou defeito em um software que causa comportamento inesperado ou indesejado.
BackOffice:
A parte de uma empresa responsável pelas operações administrativas e de suporte, incluindo contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de estoque e outras funções não relacionadas ao atendimento ao cliente.
Banking as a Service (BaaS):
Um modelo de negócios que permite que instituições financeiras ofereçam serviços bancários através de APIs para empresas de terceiros, permitindo a criação de aplicativos e soluções financeiras inovadoras.
BDD (Behavior-Driven Development):
Uma metodologia de desenvolvimento de software que se concentra na colaboração entre desenvolvedores, analistas de negócios e stakeholders para definir e implementar comportamentos de software baseados em cenários de uso.
C#:
Linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft.
Codeless:
Desenvolvimento de sistemas sem a necessidade de escrever código manualmente.
Code Review:
Revisão sistemática do código fonte por outros desenvolvedores para garantir qualidade, eficiência e aderência às diretrizes e padrões estabelecidos.
Concepção:
Fase inicial do projeto onde a ideia do produto digital é concebida e planejada, incluindo identificação de escopo do projeto e prototipação inicial. Termo normalmente vinculado à definição de um MVP (Minimum Viable Product).
CRM (Customer Relationship Management):
Sistema para gerenciar e analisar as interações e relacionamentos com os clientes.
Cache:
Armazenamento temporário de dados frequentemente acessados para acelerar o acesso subsequente a esses dados.
Cloud:
Ambiente de computação em rede que permite o acesso a recursos de computação, armazenamento e rede sob demanda pela Internet.
Cookies:
Pequenos arquivos de texto armazenados no dispositivo de um usuário para rastrear informações sobre sua atividade na web, como preferências de navegação e informações de login.
CTA (Call to Action):
Elemento em um site, anúncio ou conteúdo que incentiva os usuários a realizar uma ação específica, como clicar em um botão, preencher um formulário ou fazer uma compra.
Churn:
Taxa de rotatividade de clientes ou usuários, que mede a proporção de clientes que deixam de usar um produto ou serviço ao longo do tempo.
Chatbot:
Programa de computador projetado para simular conversas humanas, geralmente usado para interagir com usuários e responder a perguntas automaticamente.
Cluster:
Grupo de computadores interconectados que trabalham juntos para realizar tarefas de processamento de dados, geralmente usado em computação distribuída e análise de big data.
Código:
Instruções escritas em uma linguagem de programação que definem o comportamento de um software.
CI & CD (Integração Contínua e Entrega Contínua):
Práticas de desenvolvimento de sistemas que automatizam a integração de código, testes e implantação em um ambiente de nuvem, garantindo que as mudanças sejam implementadas rapidamente e com alta qualidade.
Cibersegurança:
O conjunto de práticas, tecnologias e processos utilizados para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas, incluindo ataques de hackers, malware e outras formas de atividade maliciosa.
Cognito:
Um serviço de autenticação e autorização fornecido pela Amazon Web Services (AWS), que permite adicionar recursos de autenticação em aplicativos web e móveis de forma rápida e segura.
Cluster:
Um grupo de computadores ou servidores interconectados que trabalham juntos como se fossem um único sistema, geralmente usado em ambientes de computação em nuvem para fornecer alta disponibilidade e escalabilidade.
Code Review:
Um processo no qual desenvolvedores revisam o código uns dos outros para identificar e corrigir problemas de qualidade, conformidade com padrões de codificação e oportunidades de melhoria.
Confiabilidade:
Uma medida da capacidade de um sistema ou serviço de operar consistentemente e sem falhas ao longo do tempo, geralmente medida pela disponibilidade e tempo médio entre falhas (MTBF).
Core Banking:
O conjunto de sistemas e processos essenciais usados por instituições financeiras para realizar transações bancárias básicas, como depósitos, saques, transferências e empréstimos.
DevOps:
Prática que combina desenvolvimento de software (Dev) e operações de TI (Ops) para melhorar a colaboração e a eficiência.
DevSecOps:
Práticas de DevOps integradas com segurança cibernética (Dev + Security + Operations).
Design Thinking:
Abordagem centrada no ser humano para solucionar problemas e criar soluções inovadoras.
Desenvolvimento de Software:
Processo de criar, projetar, manter e evoluir softwares. Envolve várias etapas, desde a especificação dos requisitos, design, implementação e testes do software, garantindo que ele atenda aos requisitos e expectativas dos usuários e clientes.
Daily:
Reunião diária realizada por equipes de desenvolvimento para sincronizar o progresso do trabalho e identificar possíveis obstáculos. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.
Data Center:
Instalação física que abriga servidores e sistemas de armazenamento de dados, usada para processamento, armazenamento e distribuição de informações.
Downtime:
Período durante o qual um sistema de computador ou serviço não está disponível devido a falhas técnicas, manutenção programada ou outras interrupções.
Debugar:
Processo de identificar a origem de bugs ou defeitos em um software para compreender sua extensão e forma de correção.
Design System:
Conjunto de padrões de design, diretrizes e componentes reutilizáveis usados para garantir consistência e coesão no design de interfaces de usuário em um produto ou plataforma.
Discovery:
Fase inicial de um projeto, normalmente de cunho digital, em que se busca identificar o contexto atual da área e/ou clientes que podem se beneficiar de tal projeto. Visa identificar dores, problemas, restrições e/ou oportunidades que existam em determinado contexto e orientar a execução de um projeto futuro.
Delivery:
Fase final do ciclo de vida do desenvolvimento de software, onde o produto ou serviço é entregue aos usuários finais ou clientes.
Definition of Done (DoD):
Quando todas as condições, ou critérios de aceitação que um produto de software deve satisfazer, são atendidas e estão prontos para serem aceitas por um usuário, cliente, equipe ou sistema consumidor. Devemos atender à DoD para garantir a qualidade.
Definition of Ready (DoR):
Declara o que é necessário para que um item esteja pronto para ser trabalhado pela implementação. Uma DoR basicamente define as especificidades do acordo quanto a quais itens do processo de admissão devem constar para que o trabalho seja iniciado pela Implementação.
Data Engineer:
Um profissional de dados responsável por projetar, construir e manter sistemas de processamento de dados, incluindo bancos de dados, data warehouses e pipelines de dados, para suportar análises e aplicações de dados.
Data Lake:
Um repositório de dados que armazena dados brutos e não estruturados em sua forma original, permitindo análises avançadas, machine learning e outras operações de processamento de dados.
Data Warehouse:
Um sistema de armazenamento de dados otimizado para análises e relatórios de negócios, que integra dados de várias fontes e os organiza em um formato adequado para consulta e análise.
Deploy:
O processo de implantação e distribuição de um aplicativo ou serviço em um ambiente de produção, geralmente envolvendo a configuração de recursos de nuvem e a disponibilização do aplicativo para uso pelos usuários finais.
Design Pattern:
Uma solução geralmente repetível para um problema comum de design de software, que encapsula as melhores práticas e abordagens para resolver o problema de forma eficiente e escalável.
DNS (Domain Name System):
Um sistema de nomenclatura hierárquica que traduz nomes de domínio legíveis por humanos em endereços IP numéricos, permitindo que os usuários acessem recursos de rede usando nomes de domínio.
Engenharia de Software:
Aplicação de princípios de engenharia no desenvolvimento de sistemas para garantir a qualidade e a eficiência do produto, normalmente atrelado à melhores práticas de produção, processos e ferramentas para garantir bom desenvolvimento de sistemas.
ERP (Enterprise Resource Planning):
Sistema de software que integra e gerencia os principais processos de negócios de uma organização, como contabilidade, folha de pagamento, vendas, compras e gerenciamento de estoque.
Elasticidade:
Capacidade de um sistema ou infraestrutura se adaptar automaticamente em resposta a mudanças na demanda ou carga de trabalho, utilizando mais ou menos recursos computacionais.
Escalabilidade:
Capacidade de uma infraestrutura, sistema ou aplicativo de lidar com um aumento na carga de trabalho ou volume de dados sem comprometer sua disponibilidade ou desempenho.
Escopo:
Conjunto de recursos, funcionalidades e requisitos definidos para um projeto de desenvolvimento de software.
EAP (Estrutura Analítica do Projeto):
Uma técnica de decomposição de projetos em elementos de trabalho discretos, como tarefas, entregáveis e marcos, que ajuda a organizar e gerenciar o escopo do projeto.
Épico:
Uma unidade de trabalho de alto nível que encapsula uma grande parte do escopo do projeto, geralmente dividida em várias histórias de usuários menores durante o planejamento e a execução do projeto.
FTP (File Transfer Protocol):
Protocolo de rede usado para transferir arquivos entre computadores através da Internet.
Flutter:
Framework de UI da Google para criar aplicativos compilados nativamente para mobile, web e desktop a partir de uma única base de código.
Front-end:
Parte do software responsável pela interface com o usuário, incluindo design e interação.
Full-stack:
Desenvolvedor que tem habilidades tanto em front-end quanto em back-end.
Framework:
Conjunto de ferramentas, bibliotecas e convenções que ajudam os desenvolvedores a criar aplicações de forma mais rápida e eficiente.
FinOps (Operações Financeiras na Nuvem):
Uma prática que combina operações de nuvem com a gestão financeira, visando otimizar os custos de infraestrutura na nuvem e maximizar o valor dos investimentos em tecnologia.
Grafana:
Uma plataforma de análise e visualização de dados usada para monitorar e analisar métricas e registros de sistemas e aplicativos, fornecendo dashboards personalizáveis e recursos de alerta.
Go:
Linguagem de programação compilada de código aberto.
GraphQL:
Linguagem de consulta e manipulação de dados para APIs.
Hardware:
Componentes físicos de um computador ou estrutura de tecnologia, incluindo dispositivos e equipamentos.
Hard Skills:
Competências técnicas e específicas necessárias para executar tarefas e realizar trabalhos em uma determinada área, como programação, administração de sistemas ou análise de dados.
High-end:
Refere-se a produtos ou serviços de alta qualidade, sofisticação e desempenho superior, geralmente direcionados a um público mais exigente que demanda características premium. Em desenvolvimento de sistemas, “Squad High-end” se refere a uma equipe especializada de alta qualidade e experiência em projetos complexos. Termos similares: top notch, fist class, first string, ace.
HTML (Hypertext Markup Language):
Linguagem de marcação usada para criar páginas da web e aplicativos da web.
Hardware:
Componentes físicos de um sistema de computador, incluindo processadores, memória, dispositivos de armazenamento e periféricos.
IaaS (Infrastructure as a Service):
Serviço de computação em nuvem que fornece infraestrutura virtualizada pela internet.
Integração Contínua:
Prática de mesclar regularmente alterações de código em um repositório compartilhado.
Integration Patterns:
Práticas e soluções para integrar sistemas e aplicativos de forma eficiente.
IoT (Internet das Coisas):
Rede de dispositivos físicos conectados à internet, capazes de coletar e trocar dados.
Iteração:
Processo de repetição de um conjunto de atividades em um ciclo, geralmente usado em desenvolvimento de sistemas para refinamento contínuo de um produto ou serviço.
IP (Internet Protocol):
Um protocolo de comunicação usado para identificar e rotear pacotes de dados na Internet, permitindo que dispositivos em redes diferentes se comuniquem entre si.
Java:
Linguagem de programação de alto nível popular e utilizada para desenvolvimento back-end.
Job Story:
Método para descrever uma necessidade do usuário em termos de situação, motivação e resultado esperado, usado para informar o design e o desenvolvimento de produtos.
Job to be Done:
Abordagem para entender as necessidades dos usuários, que se concentra nas tarefas ou trabalhos que os usuários estão tentando realizar ao usar um produto ou serviço.
Jornada do Usuário:
Série de etapas ou interações que um usuário realiza ao usar um produto ou serviço, desde o primeiro contato até a conclusão de uma tarefa ou objetivo.
JSON (JavaScript Object Notation):
Um formato de dados leve e de fácil leitura baseado em texto, comumente usado para troca de dados entre aplicativos e serviços na web.
Kotlin:
Linguagem de programação moderna e concisa, interoperável com o Java, utilizada principalmente para desenvolvimento Android.
Know-how:
Conhecimento e expertise adquiridos através da experiência e prática em um campo específico, como o desenvolvimento de sistemas.
Kanban:
Método visual de gestão de trabalho utilizado no Toyotismo que enfatiza visibilidade de atividades a fazer, em andamento e prontas.
Kickoff:
Uma reunião inicial de projeto na qual as partes interessadas se reúnem para discutir objetivos, escopo, requisitos e planos de ação para o projeto.
Lean Startup:
Abordagem para o desenvolvimento de produtos e startups que se concentra em criar produtos mínimos viáveis, aprender com os clientes rapidamente e iterar com base no feedback.
Load Balancer:
Um dispositivo ou serviço que distribui o tráfego de rede entre diferentes instâncias de servidores, garantindo a escalabilidade e a disponibilidade de aplicativos e serviços.
Linguagem de Alto Nível:
Uma linguagem de programação projetada para ser fácil de entender e escrever, geralmente usando construções de alto nível e abstração para simplificar o desenvolvimento de sistemas.
Linguagem de Baixo Nível:
Uma linguagem de programação que se aproxima mais da linguagem de máquina e é diretamente executada pelo hardware, geralmente usada para programação de sistemas e desenvolvimento de drivers.
Lib (Biblioteca):
Um conjunto de funções e rotinas pré-compiladas que podem ser reutilizadas em diferentes programas e projetos de software, economizando tempo e esforço de desenvolvimento.
Microsserviços:
Modelo de arquitetura de software utilizado para desenvolver um aplicativo como um conjunto de pequenos serviços independentes que se relacionam entre si.
Manutenção de Software:
Atualizações e correções contínuas para garantir que o software permaneça funcional e seguro.
Método Ágil:
Abordagem de desenvolvimento de sistemas que enfatiza a colaboração, adaptação e entrega contínua. É uma categoria de modelos de trabalho que abriga diferentes metodologias como Scrum, XP, Kanban, Lean, dentre outras.
Modal:
Componente de interface de usuário que aparece sobre o conteúdo principal de uma página da web ou aplicativo, geralmente usado para solicitar ações específicas do usuário.
Monólito:
Arquitetura de software onde todos os componentes são agrupados em um único sistema ou aplicativo, em oposição à arquitetura distribuída (microsserviços).
MVP (Minimum Viable Product):
Versão inicial de um produto que inclui apenas as funcionalidades essenciais para satisfazer os primeiros usuários e validar a proposta de valor.
MySQL:
Sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, amplamente utilizado em aplicativos da web e sistemas de informações.
Mainframe:
Um tipo de computador de grande porte e alta capacidade de processamento, geralmente usado por grandes empresas e instituições para executar aplicativos críticos de negócios e processar grandes volumes de dados.
Net Promoter Score (NPS):
Métrica usada para medir a satisfação e lealdade dos clientes, com base na pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria este produto/serviço?”
NodeJS:
Ambiente de execução JavaScript server-side baseado no motor V8 do Google Chrome.
NFC (Near Field Communication):
Tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance usada para transferir dados entre dispositivos próximos, comumente usada em pagamentos móveis e identificação de RFID.
NDA (Non-Disclosure Agreement):
Um acordo legal entre duas partes que estabelece as condições para compartilhamento de informações confidenciais, proibindo a divulgação não autorizada dessas informações a terceiros.
NoSQL:
Um tipo de banco de dados projetado para armazenar e gerenciar grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para lidar com diferentes tipos de dados.
OKR (Objectives and Key Results):
Estrutura de definição e acompanhamento de objetivos e resultados-chave, usada para alinhar e medir o progresso em direção aos objetivos organizacionais.
Observabilidade:
Capacidade de monitorar, analisar e entender o comportamento interno de um sistema através de suas saídas externas, como registros e métricas.
Ordem de Grandeza:
Uma estimativa aproximada ou uma ampla faixa de valores que ajuda a entender a escala de um problema, projeto ou métrica, geralmente usada durante o planejamento e estimativa de projetos.
Padrões Globais de Qualidade:
Normas e critérios reconhecidos internacionalmente que garantem a qualidade e a excelência no desenvolvimento de sistemas.
Prototipagem:
Criação de versões iniciais do software para testar conceitos, funcionalidades e design.
PHP:
Linguagem de script de uso geral,interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico.
Produto Digital:
Solução tecnológica, como um software ou aplicativo, desenvolvida para atender às necessidades de negócios ou do usuário final.
Python:
Linguagem de programação de alto nível conhecida por sua clareza de sintaxe e legibilidade.
Planning:
Atividade de planejamento de projetos de desenvolvimento de sistemas, que envolve a definição de objetivos, requisitos, prazos e recursos necessários. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.
Persona:
Um perfil fictício que representa um segmento específico do público-alvo de um produto ou serviço, ajudando as equipes de desenvolvimento a entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários.
Planning Poker:
Uma técnica de estimativa de esforço de desenvolvimento de software baseada no consenso da equipe, na qual os membros da equipe atribuem valores de pontos de história a diferentes tarefas ou histórias de usuários.
PoC (Proof of Concept):
Uma demonstração prática ou protótipo inicial de um conceito ou ideia, geralmente usada para validar a viabilidade técnica e comercial de um projeto antes de sua implementação completa.
Pontos por Função:
Uma técnica de estimativa de tamanho de software baseada em requisitos funcionais, na qual os pontos de função são atribuídos com base na complexidade e na funcionalidade do sistema.
Postgres (PostgreSQL):
Um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, conhecido por sua confiabilidade, desempenho e suporte a recursos avançados, como integridade referencial e procedimentos armazenados.
PWA (Progressive Web Application):
Um tipo de aplicativo da web que utiliza tecnologias e padrões modernos para fornecer uma experiência de usuário semelhante à de um aplicativo nativo em dispositivos móveis e desktops.
Query:
Uma solicitação ou instrução para recuperar dados de um banco de dados ou fonte de dados, geralmente escrita em uma linguagem de consulta, como SQL, para filtrar, classificar e agrupar informações específicas.
QR Code (Quick Response Code):
Um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado por dispositivos móveis e outros dispositivos para acessar informações, URLs, aplicativos e outros conteúdos relacionados.
React:
Biblioteca JavaScript para construção de interfaces de usuário, desenvolvida pelo Facebook.
Return on Investment (ROI):
Retorno sobre o investimento, métrica financeira utilizada para medir a eficiência de um investimento.
Refatoração / Refatorar:
Processo de reestruturar o código existente sem alterar sua funcionalidade externa para melhorar sua legibilidade, eficiência e manutenção.
Ruby:
Linguagem de programação dinâmica e orientada a objetos.
Review:
Revisão sistemática e análise crítica de um produto ou código de software, geralmente realizada por pares ou especialistas para identificar problemas e oportunidades de melhoria.
Retrospective:
Reunião realizada ao final de uma iteração ou sprint em metodologias ágeis de desenvolvimento de software, onde a equipe reflete sobre o trabalho realizado e identifica maneiras de melhorar. Termo associado à Metodologia Ágil Scrum.
Roadmap:
Um plano estratégico de alto nível que define os objetivos, direções e marcos de um projeto de desenvolvimento de sistemas ao longo do tempo.
Release:
Uma versão específica de um software ou produto que é disponibilizada para uso ou distribuição, geralmente após passar por testes e revisões de qualidade.
Repositório:
Um local centralizado onde os arquivos e recursos de um projeto de software são armazenados e gerenciados, permitindo o controle de versão, colaboração e compartilhamento entre membros da equipe.
RFI (Request for Information):
Um documento usado para solicitar informações detalhadas sobre produtos, serviços ou soluções de fornecedores potenciais, geralmente usado durante o processo de aquisição ou licitação.
RFP (Request for Proposal):
Um documento usado para solicitar propostas formais de fornecedores para fornecer produtos, serviços ou soluções que atendam a requisitos específicos de um projeto ou iniciativa.
RFQ (Request for Quotation):
Um documento usado para solicitar cotações de preços de fornecedores para produtos, serviços ou soluções específicas, geralmente usado durante o processo de aquisição ou licitação.
Rollback:
O processo de reverter uma implantação de software para uma versão anterior em caso de falha ou problemas de qualidade, geralmente realizado durante o processo de gerenciamento de mudanças.
Scrum:
Framework ágil para gestão e planejamento de projetos de desenvolvimento de software. É uma estrutura ágil de colaboração em equipe que divide o trabalho em metas a serem concluídas dentro de iterações com limite de tempo, chamadas sprints.
Segurança:
Medidas e práticas para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças e ataques cibernéticos.
Sistemas:
Conjunto de componentes interconectados que trabalham juntos para processar, armazenar e fornecer informações.
Software House Multisetorial:
Empresa de desenvolvimento de software que atende a múltiplos setores da indústria, oferecendo soluções diversificadas.
Squad:
Equipe multidisciplinar focada em desenvolvimento ágil de software.
Squad High-end:
Equipe de desenvolvimento de sistemas de alta qualidade e especialização, com habilidades avançadas e experiência em projetos complexos.
Swift:
Linguagem de programação desenvolvida pela Apple para criar aplicativos para iOS, macOS, watchOS e tvOS.
Sustentação para Softwares:
Manutenção e suporte contínuo para softwares, incluindo correções de bugs, atualizações e melhorias.
Sprint:
Um período de tempo fixo e curto (geralmente de uma a quatro semanas) durante o qual uma equipe de desenvolvimento trabalha em uma lista definida de tarefas e produz um incremento de trabalho potencialmente entregável.
Scrum Master:
Um membro da equipe de desenvolvimento ágil responsável por facilitar e orientar as práticas e processos do framework Scrum, garantindo que a equipe alcance seus objetivos e mantenha a produtividade.
SLA (Service Level Agreement):
Um acordo formal entre um provedor de serviços e seus clientes que define os níveis de serviço esperados, incluindo métricas de desempenho, disponibilidade e suporte.
SOAP (Simple Object Access Protocol):
Um protocolo de comunicação baseado em XML usado para trocar mensagens entre sistemas distribuídos, geralmente usado em serviços web para integração de aplicativos.
Sonar:
Uma ferramenta de análise estática de código usada para identificar problemas de qualidade, vulnerabilidades de segurança e oportunidades de melhoria em projetos de software, fornecendo relatórios detalhados e métricas de código.
Stack:
Uma pilha de tecnologias e componentes de software que são usados em conjunto para criar uma aplicação ou sistema, geralmente incluindo sistemas operacionais, frameworks, bibliotecas e bancos de dados.
Stakeholder:
Uma pessoa ou grupo com interesse ou influência em um projeto ou iniciativa, incluindo clientes, usuários finais, patrocinadores, gerentes e outros membros da equipe.
Teste de Software:
Processo para verificar se o software funciona corretamente e atende aos requisitos especificados.
TypeScript:
Superset da linguagem JavaScript que adiciona tipagem estática.
Time-to-market:
O tempo necessário para levar um produto ou serviço do conceito ao lançamento no mercado, incluindo todas as etapas do processo de desenvolvimento, teste e distribuição.
TDD (Test-Driven Development):
Uma prática de desenvolvimento de software na qual os testes automatizados são escritos antes do código de produção, orientando o design e a implementação do software com base nos requisitos e comportamentos esperados.
Team Leader:
Um membro da equipe de desenvolvimento ou projeto responsável por liderar e coordenar as atividades da equipe, garantindo que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.
Termo de Abertura de Projeto (TAP):
Um documento formal que define os objetivos, escopo, requisitos, entregáveis, riscos e recursos de um projeto, geralmente usado para formalizar o início do projeto e alinhar as expectativas das partes interessadas.
Teste Unitário:
Um tipo de teste de software que verifica a funcionalidade de unidades individuais de código, como métodos ou funções, isoladamente do restante do sistema, garantindo que cada parte do software funcione corretamente.
Thread:
Um processo leve de execução dentro de um programa de software, que permite que múltiplas tarefas sejam executadas simultaneamente em um único processo, melhorando a eficiência e o desempenho do sistema.
UI Design:
Design de interface do usuário, focado na aparência estética de um produto digital.
Usabilidade:
Facilidade e eficiência com que os usuários podem interagir com um produto ou sistema.
UX Research:
Pesquisa realizada para entender as necessidades e comportamentos dos usuários de um produto ou serviço.
UX Design:
Design de experiência do usuário, que se concentra em criar produtos e sistemas que sejam intuitivos, eficientes e agradáveis de usar para os usuários finais.
UX Writing:
A prática de redação de textos em produtos digitais, como aplicativos e sites, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, fornecendo orientação, clareza e personalidade.
User Story:
Uma descrição concisa de uma funcionalidade ou requisito de software, escrita na perspectiva do usuário final, geralmente usada como uma unidade de trabalho no desenvolvimento ágil de software.
Vue.js:
Framework JavaScript progressivo para construção de interfaces de usuário.
VPC (Virtual Private Cloud):
Uma rede virtual isolada e segura na nuvem que permite que os usuários provisionem e gerenciem recursos de computação, armazenamento e rede de forma controlada e personalizada.
VPN (Virtual Private Network):
Uma rede privada virtual que estabelece uma conexão segura e criptografada entre dispositivos ou redes distintas, permitindo acesso remoto seguro a recursos de rede privada.
XP (Extreme Programming):
Metodologia ágil que enfatiza a comunicação, feedback contínuo, simplicidade, testes e melhoria incremental.
XML (Extensible Markup Language):
Uma linguagem de marcação baseada em texto usada para armazenar e transportar dados de forma legível por máquina e independente de plataforma, comumente usada para troca de dados entre sistemas heterogêneos.
Web Socket:
Um protocolo de comunicação bidirecional em tempo real usado para criar conexões persistentes entre clientes da web e servidores, permitindo a troca de dados em tempo real e a construção de aplicativos interativos.
Tecnologia transforma.
Nós criamos transformação.